Cinco atitudes para transformar sonhos em realidade

Página Inicial / Cinco atitudes para transformar sonhos em realidade

Os fogos estouraram, o ano de 2018 começou e já se escuta muitas pessoas falando de sonhos e comentando sobre o desejo de implantar novos hábitos na vida. De fato, o calendário tem o poder de nos renovar e encher de energia e esperança.

Mas a maioria se esquece que, para que o desejo se realize, é fundamental adotar algumas práticas que farão a ponte entre o sonho e a realidade.

Somente imaginar e traçar uma meta não basta, pois é preciso:

1. Planejamento

Meta sem planejamento é uma mera intenção. Muitos são os motivos para a falta de planejamento. Lembre-se: quem arruma uma boa desculpa abre mão de um ótimo resultado.

“Se você falha em planejar, está planejando falhar.” (Benjamin Franklin)

2. Comprometimento

Uma pesquisa da Universidade de Scranton, na Pensilvânia (Estados Unidos), revelou que apenas 8% das pessoas conseguem cumprir a meta desejada.

Quando escrevemos, o desejo sai da mente e vai para o papel. O sonho começa a ganhar asas e o engajamento com o propósito aumenta consideravelmente.

3. Disciplina

Não adianta fazer algo apenas quando se está com vontade. Disciplina é fazer o que precisa ser feito, praticar o planejamento mesmo quando não se está motivado.

“A disciplina é a mãe do êxito.” (Ésquilo)

4. Follow up

Toda meta precisa ser monitorada. Esse acompanhamento periódico faz com que possamos aparar arestas, ajustar o rumo e até alterar um sonho que pode ser relevante no início do ciclo e passe a ser desinteressante com o tempo.

“É pensando criticamente a prática de hoje que se pode melhorar a próxima prática.” (Paulo Freire)

5. Novos hábitos

Dedique um tempo para novos hábitos em 2018. Eles se constroem com novas atitudes e essas são reflexos de nós. A vida é um espelho, portanto, passe a prestar mais atenção nas palavras que você fala, pois são exatamente elas que nortearão sua vida e suas ações. Exclua algumas palavras negativas do seu dia a dia, tais como:

  • Quase: quando se diz “quase consegui”, é o mesmo que “não consegui”. Quase grávida é o mesmo que não estar grávida;
  • Tentar: quando alguém diz “vou tentar”, implicitamente fala que é bem provável que não conseguirá;
  • Problema: procure focar na solução, afinal, os fracos têm problemas, já os fortes, solução.

Não reclame sobre a falta de tempo, pois todos nós temos as mesmas 24 horas diárias. Repare que sempre há tempo para o que julgamos realmente importante.

Logo cedo, ao acordar, tome uma dose de vitamina “O” de Otimismo e vá confiante para dar mais um passo ao encontro do seu sonho. Se você achar que ele está muito longe, lembre-se que, mesmo que sua caminhada seja longa e você tenha que percorrer 100 km, assim que der o primeiro passo, já não faltarão mais 100 km. A competição este ano não deve ser com o outro, mas consigo mesmo.

Por fim, conscientize-se que receber os aplausos dos outros é muito bom, no entanto, o verdadeiro aplauso precisa vir do nosso interior.

* Erik Penna (www.erikpenna.com.br)

Erik Penna