Cinco dicas para alavancar as vendas neste Natal

Página Inicial / Cinco dicas para alavancar as vendas neste Natal

O fim de ano chegou – momento tão esperado para a maioria das empresas – e são várias as boas notícias. O mercado aposta no aquecimento das vendas e o comércio prevê que será o melhor Natal em quatro anos.

A Confederação Nacional do Comércio (CNC) projeta um crescimento de 4,3% nas vendas para o Natal de 2017 e aposta na geração de 73,1 mil vagas temporárias.

Vários motivos sustentam esse otimismo: a inflação está em queda, os juros caíram, o crédito tem ficado mais fácil e barato com o passar dos meses e o PIB dá sinais de crescimento. A retomada já começou!

O décimo terceiro, segundo o Dieese, deve injetar R$ 200,5 bilhões na economia do país nesse final de ano e 83,3 milhões de brasileiros receberão o benefício.

O mês de dezembro ainda contará com mais uma injeção de R$ 15,9 bilhões na economia, relativo aos saques das contas do PIS/Pasep, medida do governo que favorece cerca de 8 milhões de pessoas.

Portanto, não é mais hora de ficar falando em crise, mas, sim, em se preparar para identificar e aproveitar as oportunidades. Aqui vão cinco dicas para você surfar nas ondas do otimismo e vender mais nesse final de ano:

1 – Qualificação: não adianta apenas querer vender, a preparação deve ser prioridade, afinal, quem tem uma equipe bem treinada e motivada sai na frente e estabelece uma vantagem competitiva.

2 – Adicional: quer vender mais e conquistar novos clientes? Comece a se interessar verdadeiramente pela causa do seu cliente, ou seja, ao invés de empurrar produtos, lembre-se que é preciso entender para depois atender. Fale menos, escute mais, assim, você venderá de forma mais assertiva.

3 – Atendimento: atendimento é tratamento. Lembre-se que, antes de vender, é preciso atender com excelência. Então não se esqueça do tripé básico ao perceber a presença do cliente: olho no olho, sorriso no rosto e saudação animada.

4 – Visual: segundo Rodger Bailey, 53% das pessoas são visuais. Desta forma, se você quer vender mais neste fim de ano, capriche na vitrine e na exposição dos produtos. Uma imagem pode valer mais do que mil palavras.

5 – Surpreenda: surpreender é fazer mais do que o cliente espera. Quando superamos as expectativas, propiciamos uma experiência diferenciada e o cliente costuma responder com o famoso “UAU!”.

Aproveite o Natal para tornar seus clientes verdadeiros vendedores da sua empresa. Como fazer isso? Aposte no fator “UAU!”.

Pense nisso, mãos à obra, ótimas vendas e um feliz Natal!

* Erik Penna (www.erikpenna.com.br)

Erik Penna