Como se sair bem nos relacionamentos de trabalho

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Está para existir quem nunca tenha tido, ou tenha, algum problema de relacionamento no trabalho. Seja desavença com o chefe, com algum colega ou cliente. O desafio pode ser grande, e às vezes, até sem solução – na visão de muitos profissionais. Pois vou dar-lhe uma dica prática para que tenha um entendimento diferente do que, hoje, pode ser um problemão para você.

Há alguns dias, conversando com a consultora de empresas Aline Souki, ela comentou sobre estudos que tem feito sobre comunicação, que se encaixam com perfeição nesse tema. Segundo Aline, um bom método para você evitar brigas é entender, simplesmente, qual é a necessidade do outro.

Então, vamos fazer o exercício. Se seu chefe não aceitou sua ideia, é por que ele está implicando com você? Não necessariamente. Ele apenas tem uma necessidade diferente da sua, que pode ser reafirmar as próprias ideias. Não quer dizer que seja pessoal.

Seu colega te tratou mal, foi grosseiro? Não quer dizer que ele te ache uma pessoa chata ou insignificante. Pode ser porque a necessidade dele, naquele momento, estava voltada para resolver um problema, que você desconhece. Não sendo, necessariamente, algo pessoal.

Tem um cliente que nunca mais comprou, mesmo com você fazendo propostas irrecusáveis? Pois a necessidade dele pode ser correr riscos com fornecedores novos, por achar que assim ele vai inovar. Mas nem passa pela cabeça dele que você poderia aceitar o desafio de fazer diferente. Não quer dizer que seja pessoal.

Resumindo, a chance de ter uma explicação diferente para o que te incomoda é de nove em dez. Usando esse filtro, seus relacionamentos – de todo tipo – vão ficar mais leves.

* Inácia Soares é jornalista, editora-chefe e apresentadora do jornal Band Minas e colunista de negócios da Rádio BandNews FM (www.inaciasoares.com.br).

Inácia Soares