De tempos em tempos, revise suas decisões

Página Inicial / De tempos em tempos, revise suas decisões

Peter Drucker faleceu há 17 anos, mas continua a ser referência em gestão de empresas e governos. O europeu que conquistou o mundo com suas ideias e métodos – após ter ido morar nos Estados Unidos – parece uma fonte inesgotável de aprendizado. O consultor de empresas e ouvinte Marcelo Amaral é editor de livros de negócios e acaba de me enviar um exemplar da obra “Peter Drucker: melhores práticas”, escrita por William Cohen.

O livro é da coleção Autêntica Business, editora com sede em Belo Horizonte. Se você já leu esse livro, sabe o quanto ele vale a pena. Se não leu, retirei de lá um dos métodos que fizeram Drucker ser tão conhecido, e que você pode usar aí mesmo no seu negócio.

A dica é: pergunte. Faça perguntas, inclusive sobre o que parece óbvio, de tão certo. É famosa a situação em que Peter Drucker fez uma pergunta ao famoso presidente da General Eletric (GE), um dos maiores conglomerados do mundo. O consultor perguntou ao todo poderoso Jack Welch: “Se a GE ainda não operasse seus atuais negócios, você entraria neles, hoje?”

Pois então, leitores, é essa a sugestão que lhes faço, com base neste livro: coloque em cheque as decisões que você tomou no passado. Será que elas ainda são válidas no mercado de hoje? Mudar de opinião, agora, não quer dizer que você estava errado antes. Pense que você está apenas atualizando a sua decisão, conforme os novos movimentos do mercado. Não insista em um caminho apenas para que seus herdeiros ou mesmo sua equipe digam que você é determinado – quando todas as variáveis já mudaram.

Se tiver alguma dúvida, leia mais Peter Drucker.

* Inácia Soares é jornalista, editora-chefe e apresentadora do jornal Band Minas e colunista de negócios da Rádio BandNews FM (www.inaciasoares.com.br).

Inácia Soares

Fale Conosco

Para dúvidas sobre contribuições patronais, utilize a Área do Empresário no topo da página. Para outras questões, preencha sua solicitação e retornaremos em breve.