Motivação em plena crise

Página Inicial / Motivação em plena crise

Pois é. A crise está aí. Pode ser que você esteja lendo esse artigo, mas nem você e nem sua empresa tenham sido afetados por ela.

Talvez a crise esteja até trazendo ganhos, pois alguns negócios não sofrem tanto com as “baixas” e até mesmo encontram oportunidades, como serviços médicos e alimentação fora de casa. Se for o seu caso, maravilha! Celebremos!

Mas é certo que a celebração não é para todos.

Só que hoje o meu foco não será na crise. O foco será naquilo que as empresas mais precisam para enfrentar a crise: a motivação das pessoas.

O lado bom da crise

A boa notícia é que, em plena crise, empresas e colaboradores podem se ajudar e se motivar. É possível ter motivação ajudando as pessoas a enxergar o valor das pequenas economias e o impacto disso tanto na empresa quanto nos seus projetos de vida.

Você que já passou por momentos difíceis em qualquer área da vida sabe que as crises são as melhores professoras que existem, seja lá no que for.

O problema é que nos períodos de crise, você e as pessoas à sua volta podem acabar gastando boa parte do tempo pensando em suas próprias frustrações. As lamentações acabam ganhando mais espaço do que as ideias para agir e transformar desafios e sonhos em projetos reais. Isso acontece porque a desmotivação e o desespero bloqueiam a visão prática de como agir.

Da mesma forma as empresas têm dificuldade para transformar desafios em oportunidades.

Por isso, a união é a solução para enfrentar a crise. Se as pessoas e a empresa unirem suas forças, a crise será enfrentada com sabedoria. A empresa pode ajudar as pessoas a enxergar a superação da crise como oportunidade para seus projetos de vida. E as pessoas podem ajudar a empresa a reduzir custos e aumentar a produtividade.

Todos os dias no meu escritório chegam e-mails e ligações de empresas, faculdades, indústria e organizações de todos os tipos buscando energia para motivar pessoas de forma certeira, especialmente nesta fase em que as dificuldades estão latentes.

Há poucos dias realizei três palestras de alto impacto para quase 5 mil universitários em três cidades diferentes na mesma semana (matéria sobre o evento aqui) e (aqui com trechos da entrevista para a rádio). Aproveitei o contexto da crise para falar da construção do futuro. Semeei desde já a ideia de que, inclusive, é possível transformar crise em muitas vendas se você pensar e agir estrategicamente.

Sabendo o que fazer na prática

Na prática, você e sua organização devem apostar em sete ações que considero selecionadas:

1 – Ajude sua empresa a identificar custos que podem ser reduzidos ou eliminados. Este é o momento de maior responsabilidade.

2 – Se você é gestor faça pelo menos duas pequenas reuniões semanais (máximo 30 minutos) para trabalhar a confiança no seu time e alinhar os esforços que serão feitos naquela semana.

3 – Busque fazer um plano de economia para suas finanças pessoais e aproveite para aprender sobre investimentos. Isso faz muita diferença na sua vida e ajudará você a ter sucesso em seus projetos pessoais

4 – Identifique economias que você e sua família podem fazer para não deixar de curtir a vida e ao mesmo tempo gastar menos no período de crise.

5 – Se você já tem um planejamento para o ano, faça um plano B mais objetivo para atravessar este período com esforços específicos e economias focadas. E mais importante: envolva as pessoas neste plano B, desde sua criação até a execução de detalhes minuciosos.

6 – Esse também é um momento em que os líderes são testados. Tenha atitudes de liderança baseadas em envolvimento. Isso vai ajudar muito a mudar o ponto de vista das pessoas sobre a forma de encarar os desafios e problemas. Abordo esse tema em minha palestra “Liderança Vencedora – Colocando Pessoas no Caminho do Resultado”. A postura da liderança conta ainda mais agora.

7 – Trabalhe com estratégias de venda mais segmentadas e crie “iscas”. Tornar as negociações mais flexíveis sem perder o posicionamento também é crucial.

Os tempos difíceis incomodam, mas ao mesmo tempo abrem sua visão. Aproveite as dificuldades para aprender e resolver problemas que atrapalham os negócios e sua vida pessoal. Sábios são aqueles que transformam problemas em oportunidades e especialmente em proteção contra futuras crises.

O site pessoal de Daniel Bizon é o www.danielbizon.com.br

Daniel Bizon

Fale Conosco

Para dúvidas sobre contribuições patronais, utilize a Área do Empresário no topo da página. Para outras questões, preencha sua solicitação e retornaremos em breve.