O papel do líder no desempenho da equipe

Página Inicial / O papel do líder no desempenho da equipe

Quase todos os gestores já sonharam, um dia, em ter uma equipe de alta performance, aquela com profissionais muito competentes, plenamente capazes de resolver as demandas do trabalho – e sempre prontos para lidar com imprevistos. Tem algo a mais: essa equipe se mantém alinhada às demandas da organização e cumpre as metas de forma exemplar.

Mas, nem todas as equipes são assim, eu sei. E a explicação nem é o número pequeno de graduações ou pós-graduações de seus membros. Os diplomas não garantem tudo. Vejo muitos resultados ruins serem determinados pela falta de confiança do líder nos integrantes da sua equipe. Mesmo profissionais academicamente bem formados podem não se ver à vontade dentro de um grupo para desempenhar as tarefas que lhe são confiadas, ou para superar as metas propostas. Diploma você vai lá, estuda e obtém. Agora, gerar resultado por meio do exercício das suas competências e habilidades é algo que não depende só de você. Confiança é via de mão dupla. Você desenvolve e seu líder alimenta, ou destrói. Além disso, é preciso que o clima interno seja favorável ao contexto produtivo e criativo, sem destemperos emocionais e perseguições.

Vejo muitos profissionais com ótimas competências serem abafados pelo chefe, porque são mais criativos que a maioria e ousam defender suas ideias. Muitas vezes, são taxados de arrogantes ou precipitados. E qual seria o problema de ter todas essas características e competências trabalhando a favor do seu negócio, perseguindo metas e resultados? Nenhum. Mas o chefe despreparado, em vez de aproveitar que tem um profissional atrevido na equipe e trazê-lo para perto de si, não. Só sabe criticar. Deprecia, e tira desse profissional a oportunidade de exercer seus diferenciais. Todos perdem! Pense nisso, caro leitor, principalmente, se você já tem sua equipe. Agora, se ainda não tem, prepara-se: liderar é mais complexo que isso.

* Inácia Soares é jornalista, editora-chefe e apresentadora do jornal Band Minas e colunista de negócios da Rádio BandNews FM (www.inaciasoares.com.br).

Inácia Soares