Ouvir o cliente é tarefa essencial até para o presidente da empresa

9 de jul de 2019

Há quanto tempo você não ouve seus clientes? Resgato uma frase sobre esse assunto que foi dita por Peter Drucker, o grande guru da administração moderna, falecido em 2005. Nesses últimos 14 anos, seus ensinamentos e provocações continuam a ter peso máximo para gestores comprometidos com resultados. Drucker disse: “Quando um vendedor sair de férias, um gerente, um diretor ou o presidente da empresa devem tomar o seu lugar”.

Percebe como ouvir o mercado é fundamental? Vender é primordial, mas fazer da venda a interface de aprendizado e de inovação do seu negócio vale ainda mais. Será que seus produtos e serviços têm mesmo os atributos que você imaginava quando os lançou? Sim, porque você pode ter dimensionado mal as soluções que eles apresentam ou seus concorrentes podem ter se movimentado e superado você.

Dormir no ponto é o começo do fim. O mercado está muito mais rápido do que cinco anos antes. O cochilo que você deu quando demorou para inovar em anos anteriores – e não te custou quase nada, no máximo perdeu alguns clientes –, agora, não merece mais perdão.

Assim como startups estão sendo abertas em todos os setores, diariamente, e elas não tem qualquer pudor em quebrar tradições, há também empreendedores de outros formatos que chegam sem tradição, mas com vontade de ganhar dinheiro, e com pouco a perder.

Para piorar, você não concorre só com empresas que vendem o mesmo que você, mas com as empresas que vendem de um modo diferente de você. O consumidor tem gostado de viver experiências, e, para isso, ele pode consumir o que nem imaginou querer, trocando a ordem da sua lista de preferências em busca de novas e melhores emoções.

* Inácia Soares é jornalista, editora-chefe e apresentadora do jornal Band Minas e colunista de negócios da Rádio BandNews FM (www.inaciasoares.com.br<).