Tem chefe que se acha muito respeitado, mas só é tolerado

Página Inicial / Tem chefe que se acha muito respeitado, mas só é tolerado

Tem uma brincadeira no mundo corporativo que diz assim: quando um chefe quer saber se exerce uma boa liderança sobre a equipe, ele deve responder à pergunta “As pessoas ficam mais felizes quando você chega, ou quando você vai embora?”.

Há chefe que se ilude. Acredita que só porque tem o poder do cargo, e é tratado com educação, tem o respeito da equipe. A autoridade formal do chefe nem sempre é equivalente ao poder de influência que ele deseja exercer. Muitos liderados só acatam suas sugestões e ordens porque ele é chefe, não porque as ideias e ordens sejam realmente boas para serem executadas.

Então, o chefe vai se enganando… Vai achando que é mesmo craque, que sabe das coisas, que é sábio e preparado, que tem bom conhecimento… Mas nem sempre. Ao longo da minha carreira, já conheci muitos chefes que só tinham a autoridade do cargo. No mais, eram um zero à esquerda. A maioria não se dá conta disso, e segue os dias de peito estufado se achando acima da média.

Alguns executivos tem a chance de descobrir que não eram a última bala do pote quando ficam desempregados e enfrentam sérias dificuldades para voltar ao mercado. No caso desse chefe ser o dono do negócio – ou seja, empreendedor-, essa descoberta pode vir durante uma crise econômica, que expõe sua real condição de tomar decisões e de reestruturar o negócio.

Em ambos os casos, a capacidade de fazer certo, e com firmeza será o elo que manterá a equipe unida e engajada no propósito, por exemplo, de recuperação da empresa.

Concordo com quem diz que o papel do líder, dentro das empresas, é meio isolado. E é. Mas fora desse ambiente, o líder pode – e deve – ter seu mentor. É muito bom quando a gente pode conversar com alguém que tem afeto por nós, mas que também tem senso crítico e sabedoria para nos apoiar e criticar. E você, leitor, já é um mentor?

* Inácia Soares é jornalista, editora-chefe e apresentadora do jornal Band Minas e colunista de negócios da Rádio BandNews FM (www.inaciasoares.com.br<).

Inácia Soares