3 dicas para os profissionais que querem dar certo em 2019

Página Inicial / 3 dicas para os profissionais que querem dar certo em 2019

Existe uma grande diferença entre ter um emprego e uma carreira. Quem está no segundo grupo são aqueles trabalhadores que vão somando esforços, resultados, competências e qualificações a cada novo emprego ou projeto. A maioria não se preocupa com o que constrói hoje e o que levará consigo para a próxima oportunidade de trabalho. Eu pergunto: se o seu futuro chefe ligasse para seu antigo empregador, o que ouviria sobre você?

Aos que possuem uma carreira para cuidar, quero dar três dicas de desempenho para 2019. A primeira é: identifique o momento certo para obedecer às regras e para quebrá-las. Os grandes profissionais, aqueles que deixam sua marca por onde passam, são autorais e, também, originais. Regras têm sua razão de ser, é claro, mas não devem, necessariamente, durar para sempre. Algumas podem ter sido adotadas na falta de uma solução mais inteligente.

A segunda dica é: problemas são para serem resolvidos, e não empurrados para o lado. Encare a chatice, seja de que tamanho ela for. Faz parte das tarefas de todo profissional encontrar soluções para as dificuldades.

Por fim, entenda que nem todo problema merece sua atenção. Muitos não passam de uma questão de ponto de vista dentro das empresas. Mude sua forma de entender a questão, e ele se resolverá. E quando se trata de pessoas que parecem ser um problema? Bem, vou te dar uma dica extra: todo mundo quer ser parte da solução. Se você é líder de equipe, crie condições para que isso aconteça.

* Inácia Soares é jornalista, editora-chefe e apresentadora do jornal Band Minas e colunista de negócios da Rádio BandNews FM (www.inaciasoares.com.br).

Inácia Soares