WiFi Ralph: uma bela lição de empreendedorismo

Página Inicial / WiFi Ralph: uma bela lição de empreendedorismo

Há alguns dias, fui ao cinema com minha filha Mariana e assistimos ao filme “WiFi Ralph: Quebrando a Internet”, e ficamos encantados. Além de Ralph, o mais famoso vilão dos videogames, e Vanellope, sua companheira atrapalhada, o filme exibe vários parceiros da Disney nessa aventura.

A história mostra que os dois personagens principais (Ralph e Vanellope) precisam comprar uma peça física, um controle para que o jogo “corrida doce” continue a ser jogado. Eles saem, então, em busca dessa peça imprescindível.

Mas, onde comprar? É neste momento que a parceria comercial pode ser percebida no filme, afinal, eles aparecem pesquisando no Google. O resultado sugere que eles comprem no site e-Bay. Os personagens participam e ganham o leilão de compra, mas não possuem o dinheiro. Decidem então gravar vídeos para arrecadar fundos e resolvem postá-los no Instagram, Facebook e no BuzzTube, que remunera de acordo com o número de visualizações e curtidas.

A Amazon, o Pinterest e várias outras marcas que fazem parte dessa trama tão especial também aparecem em destaque. É um bom exemplo de que uma parceria bem construída pode ser vantajosa para os dois lados, que passam a ter acesso à gama de clientes de uma outra marca. Eis mais uma bela opção para viabilizar projetos, tanto para pequenos negócios quanto para empresas gigantescas, como no filme.

A persistência é um ponto destacado, pois os protagonistas não conseguem facilmente a quantia que precisam para quitar a compra do controle. Além disso, a resiliência se mostra como mais um fator de sucesso pessoal e profissional.

A necessidade de correr riscos calculados também pode ser observada, principalmente no momento em que os protagonistas entram em outro jogo para tentar ganhar um prêmio e, assim, vendê-lo para conseguir o montante desejado.

Outra característica empreendedora ilustrada na trama é a rede de contatos. E nisso a Disney caprichou. A Vanellope consegue o apoio das principais princesas (Cinderela, Bela, Ariel, Branca de Neve, Aurora, Elsa, Anna, Moana, Tiana). Cada uma com sua competência aparece para ajudá-la a conquistar seu objetivo.

Enfim, o filme é uma graça, envolvente, prende a atenção e deixa um ‘gostinho de quero mais’. Realmente um show de entretenimento e empreendedorismo da Disney, e ainda pode gerar boas ideias para nossas organizações.

Se tiver alguns minutos na agenda, vale a pena investir seu tempo nesse lançamento cinematográfico, principalmente se você estiver acompanhado de uma criança que ama a Disney e adora o assunto empreendedorismo.

* Erik Penna é especialista em vendas com qualificação internacional, palestrante, consultor e autor dos cursos e livros (www.erikpenna.com.br)

Erik Penna