Dia das Mães: empresários mineiros esperam superar neste ano as vendas de 2021

25 de abr de 2022

Pesquisa da Fecomércio MG aponta que 85,9% dos empresários mineiros estão otimistas em relação ao aumento das vendas, principalmente devido ao valor afetivo da data

Os empresários mineiros que atuam no comércio varejista estão otimistas para as vendas do Dia das Mães. Segundo o levantamento “Expectativas do Comércio Varejista – Dia das Mães 2022”, desenvolvido pela área de Estudos Econômicos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG), a data deve afetar 61,3% das empresas do setor. Entre os impactados, 85,9% acreditam que as vendas neste ano serão melhores que as do ano passado.

Trata-se da segunda melhor data comemorativa para o comércio varejista, perdendo apenas para o Natal. Segundo a economista da Fecomércio MG, Gabriela Martins, a data destaca-se pelo forte apelo emocional e comercial. “A tradição de homenagear as mães nesse período é o principal fator responsável pelos bons resultados que geralmente são observados pelos empresários do setor. A expectativa é que a data reforce a tendência de retomada da economia após o abrandamento da pandemia”, analisa a especialista.

Gabriela ressalta ainda que o impacto deve ir além das atividades direcionadas ao público feminino. “O segmento mais afetado deve ser o de livros, jornais, revistas e papelaria. 80% dos empresários que atuam nessa área estão na expectativa para aumento das vendas. A pesquisa também aponta para os setores de tecidos, vestuário e calçados; móveis e eletrodomésticos; supermercados, hipermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo; artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos; artigos de uso pessoal e doméstico, entre outros”, avalia a especialista.

Segundo a pesquisa, o valor afetivo da data foi apontado por 53,7% como o principal motivo para esse aumento das vendas. Outro fator importante na visão dos empresários é o abrandamento da pandemia, mencionado por 26,6% dos participantes. Somente 6,4% dos empresários acreditam que as vendas este ano devem ser inferiores à 2021. Valores altos dos produtos e a crise econômica são os principais motivos mencionados.

Sobre a expectativa de arrecadação, 47% dos empresários afirmam esperar que o consumidor gaste, em média, um valor de até R$100,00 em compras, majoritariamente, feitas com pagamentos parcelados no cartão de crédito. Esse impacto deve começar a ser sentido nas vésperas do segundo domingo de maio. Para 88% dos empresários, os consumidores devem comprar os presentes na semana do Dia das Mães.

Acesse, na íntegra, a pesquisa “Expectativas do Comércio Varejista – Dia das Mães 2022”

Compartilhe nas redes sociais

Fale Conosco!
Fale conosco!
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?