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Notícias de Turismo

Negócios Sustentáveis

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Sustentabilidade é um termo muito vasto e entendê-lo é um desafio inovador. É usado para definir as ações humanas que visam suprir as necessidades dos seres humanos, sem comprometer ou esgotar as fontes geradoras, a fim de garantir que as futuras gerações também possam usufruir as mesmas.

A sustentabilidade está intimamente ligada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente. Belo Horizonte caminha para se tornar a capital brasileira referência em sustentabilidade. Para isso, diversas políticas e ações estão sendo desenvolvidas.

A Prefeitura de BH, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, criou, em 2011, o Programa de Certificação em Sustentabilidade. Seu objetivo é promover a redução do consumo de água e energia, bem como a redução/reciclagem dos resíduos sólidos e emissões de gases de efeito estufa. Tais metas, além de contribuir para a qualidade de vida, estão diretamente relacionadas ao programa “Green Goal”, estabelecido pela FIFA para estimular práticas ambientalmente sustentáveis visando à realização da Copa.

A Prefeitura certificou vários empreendimentos públicos e privados com o “Selo BH Sustentável”. Entre eles destacam-se o Hotel Quality Afonso Pena, o Hotel Caesar Business e o WTorre Águas Claras. Outros empreendimentos como bares, restaurantes, comércios e indústrias, que ainda não têm essa certificação, já adotaram novas estratégias que visam à sustentabilidade, como fazer a reciclagem de lixo material, usar lâmpadas eletrônicas ou LED, controlar o consumo de água, evitando ao máximo o desperdício.

O mercado da construção sustentável representa cerca de 1% do mercado de construção no Brasil e apresenta boas perspectivas de crescimento. Nos próximos anos, grande parte desse crescimento será alavancado pela Copa 2014 e Olimpíadas 2016. Afinal, eventos desse porte precisam pensar no impacto que podem causar ao meio ambiente.

As chamadas “Construções Verdes” estão se tornando cada vez mais frequentes. Os edifícios certificados são mais fáceis de alugar ou vender, sobretudo quando se trata de grandes empresas com metas ambientais a cumprir. Além das construções sustentáveis, a valorização à reciclagem e a procura por produtos sustentáveis marcam o mercado positivamente como um instrumento de conscientização e indução para a qualidade de vida.

A concessão desses certificados será dada aos empreendimentos já existentes e em processo de licenciamento, com destaque para aqueles que possuem vínculos com o setor receptivo e de turismo. São estabelecimentos que visam trabalhar com alimentos orgânicos e produzidos localmente ou os que priorizam o uso de papéis livres de cloro ou reciclados, entre outras medidas sustentáveis.

Entretanto, vale ressaltar que a adoção de práticas sustentáveis nem sempre é uma tarefa fácil. Uma das grandes dificuldades encontradas pelos empreendedores é o valor para custear esses investimentos. Outro fator relevante é a definição de critérios claros que legitimem os processos de certificação para que as organizações possam buscar o título de empreendimento sustentável.

Por fim, não basta certificar! Órgãos governamentais e ONGs precisam definir também os mecanismos de controle e fiscalização das organizações certificadas. Em Minas, competitividade e sustentabilidade são conceitos que estão sendo bem alinhados e trabalhados sistematicamente, envolvendo tanto o setor público como o privado, a fim de que se pratique um turismo mais eficiente e consciente, envolvendo os empresários, turistas e as comunidades.

09/07/2012

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