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Institucional

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG) foi criada em 1938 pelos sete sindicatos filiados que têm sede na capital. Em conjunto com o Sesc, Senac e os sindicatos da capital e do interior, formam o Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos. Essas são instituições interdependentes e que, juntas, oferecem uma grande rede de proteção e prestação de serviços e turismo em todo o estado.

A Fecomércio é uma entidade não-estatal, órgão máximo de representação do comércio mineiro, criada para orientar, coordenar, proteger, defender e representar as atividades e categorias econômicas do comércio do Estado. Fundada em 4 de dezembro de 1938, a Fecomércio MG possui o objetivo de fortalecer o setor do comércio de bens, serviços e turismo e desempenha uma série de funções para os seus representados em todo o Estado de Minas Gerais. Além disso, a entidade se faz ouvir em todos os níveis dos poderes constituídos, em articulação nacional com as demais federações estaduais que integram a Confederação Nacional do Comércio (CNC).

A evolução da Fecomércio MG foi acompanhada por várias mudanças. Formada, inicialmente, por sete sindicatos de Belo Horizonte – Sindicatos do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios; do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos; do Comércio Varejista de Automóveis e Acessórios; do Comércio Varejista de Maquinismos, Ferragens e Tintas; do Comércio Atacadista de Tecidos, Vestuários e Armarinho; dos Lojistas do Comércio de Belo Horizonte; e do Comércio Atacadista de Gêneros Alimentícios -, a instituição já contabiliza, hoje, 33 Sindicatos Filiados e 19 Conveniados.
Em 78 anos, a entidade cresceu bastante. Apesar do estreito relacionamento com os poderes públicos, na busca de soluções para os grandes problemas nacionais, a Fecomércio MG mantém-se com os recursos oriundos de contribuições dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Possui história marcada por lutas, sempre lideradas por presidentes que priorizam o desenvolvimento do comércio mineiro e, por extensão, da economia do estado.

Confira quais foram os presidentes da entidade, desde a sua fundação:

1938 a 1939 – José de Magalhães Pinto

1939 a 1954 – Caetano de Vasconcelos

1954 a 1956 – Terencio Torres

1956 a 1961 – Nylton Moreira Velloso

1961 a 1971 – Exaltino José Marques Andrade

1971 a 1979 – Antônio Martins de Araújo

1979 a 1980 – Felício Elias Moysés

1980 a 1986 – Nylton Moreira Velloso

1986 a 2010 – Renato Rossi

2010 a 2014 – Lázaro Luiz Gonzaga

2014 a 2018 – Lázaro Luiz Gonzaga

Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos

Vale ressaltar o excelente desempenho das duas instituições: o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Serviço Social do Comércio (Sesc), que compõem o Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos. Por meio do Sistema, importantes serviços e assistência à comunidade mineira têm sido prestados, além de um atendimento com primazia voltado para os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo.

Em Minas Gerais, o Sistema Fecomércio MG, integrado pelos Sindicatos Filiados, pelo Sesc e o Senac se estende por todo o Estado, atuando nas áreas de lazer, cultura e capacitação profissional. Além disso, a Fecomércio MG representa segmentos econômicos importantes para a arrecadação tributária mineira. Juntos, o Comércio de Bens e de Serviços recolhem quase a metade do ICMS de Minas Gerais.

O trabalho da Fecomércio é mantido pelas empresas do comércio de bens, serviços e turismo, por meio das contribuições sindical e confederativa. Em contrapartida, as empresas representadas pela Fecomércio MG têm acesso a uma série de serviços e convênios que podem trazer inúmeros benefícios para os negócios, como consultorias na área jurídica, assessoria econômica e comércio exterior, publicações da entidade, programas de cursos, entre outros.

Missão

Assegurar às empresas mineiras do setor terciário as melhores condições para gerar resultados positivos e desenvolver a sociedade.
A razão de ser da Fecomércio é assegurar às empresas mineiras do comércio de bens, serviços e turismo condições necessárias para alcançar resultados de excelência com sustentabilidade e crescimento, contribuindo com a sociedade brasileira por meio de obrigações fiscais, desenvolvimento tecnológico e responsabilidade social.

Visão

Liderar a comunidade empresarial do comércio de bens, serviços e turismo, com reconhecida influência no desenvolvimento do Estado de Minas Gerais.
A intenção da Fecomércio é ampliar suas ações com qualidade, abrangência e credibilidade, fazendo-se presente no cotidiano das empresas mineiras representadas, contribuindo dessa forma, para o desenvolvimento do Estado.

Valores para a empresa e para a sociedade:

  • Desenvolvimento econômico e social sustentável.
  • Defesa dos interesses dos segmentos representados.
  • Desenvolvimento de competências empresariais.

Mantra: Planejar bem para evitar o desperdício do tempo e recursos, fazendo cada vez melhor e mais, com menos.