Slide background

Histórico

A evolução da Fecomércio MG foi acompanhada por várias mudanças. Formada, inicialmente, por sete sindicatos de Belo Horizonte – Sindicatos do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios; do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos; do Comércio Varejista de Automóveis e Acessórios; do Comércio Varejista de Maquinismos, Ferragens e Tintas; do Comércio Atacadista de Tecidos, Vestuários e Armarinho; dos Lojistas do Comércio de Belo Horizonte; e do Comércio Atacadista de Gêneros Alimentícios -, a instituição já contabiliza, hoje, 33 Sindicatos Filiados e 19 Conveniados.

Em 78 anos, a entidade cresceu bastante. Apesar do estreito relacionamento com os poderes públicos, na busca de soluções para os grandes problemas nacionais, a Fecomércio MG mantém-se com os recursos oriundos de contribuições dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Possui história marcada por lutas, sempre lideradas por presidentes que priorizam o desenvolvimento do comércio mineiro e, por extensão, da economia do estado.

Confira quais foram os presidentes da entidade, desde a sua fundação:

1938 a 1939 – José de Magalhães Pinto

1939 a 1954 – Caetano de Vasconcelos

1954 a 1956 – Terencio Torres

1956 a 1961 – Nylton Moreira Velloso

1961 a 1971 – Exaltino José Marques Andrade

1971 a 1979 – Antônio Martins de Araújo

1979 a 1980 – Felício Elias Moysés

1980 a 1986 – Nylton Moreira Velloso

1986 a 2010 – Renato Rossi

2010 a 2014 – Lázaro Luiz Gonzaga

2014 a 2018 – Lázaro Luiz Gonzaga

Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos

Vale ressaltar o excelente desempenho das duas instituições: o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Serviço Social do Comércio (Sesc), que compõem o Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos. Por meio do Sistema, importantes serviços e assistência à comunidade mineira têm sido prestados, além de um atendimento com primazia voltado para os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo.

Em Minas Gerais, o Sistema Fecomércio MG, integrado pelos Sindicatos Filiados, pelo Sesc e o Senac se estende por todo o Estado, atuando nas áreas de lazer, cultura e capacitação profissional. Além disso, a Fecomércio MG representa segmentos econômicos importantes para a arrecadação tributária mineira. Juntos, o Comércio de Bens e de Serviços recolhem quase a metade do ICMS de Minas Gerais.

Fale Conosco

Entre em contato conosco. Retornaremos o mais breve possível.