Sindicatos filiados à Fecomércio MG entregam máscaras produzidas pela APAC em parceria com o Sistema

5 de ago de 2020

[vc_row][vc_column][vc_column_text]O mundo tem pressa na busca por soluções definitivas contra a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Medicamentos e vacinas são o primeiro passo para que a humanidade conquiste a chamada “imunidade coletiva” e possa vencer a doença. Mas, enquanto isso, os cuidados sanitários, o distanciamento e o uso de máscaras continuam sendo primordiais para conciliar saúde e economia. Diante disso, o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac e a Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (APAC) de Minas Gerais traçaram uma parceria.

Em maio, as internas das APACs de Conselheiro Lafaiete e Pouso Alegre e os internos das unidades de Campo Belo, Caratinga, Manhuaçu, Santa Luzia e São João del-Rei confeccionaram cerca de 100 mil máscaras de pano. O Sistema colaborou com a iniciativa doando, por meio do Sesc em Minas, tecidos, linhas e elásticos e emprestando 18 máquinas de costura. Com a produção pronta, parte das máscaras permaneceu na própria APAC, enquanto a outra parcela foi destinada aos 43 sindicatos filiados à Fecomércio MG.

A ação solidária – apoiada por instituições como Brazil Foundation, Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC), Instituto Minas Pela Paz e Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) – terminou de forma especial para as entidades representadas pela Federação. Os sindicatos filiados à Fecomércio MG puderam destinar mil máscaras cada um tanto para os representados quanto para instituições sociais, reforçando seu papel na região em que atuam.

A presidente interina da Fecomércio MG, Maria Luiza Maia Oliveira, ressalta o caráter social da iniciativa.

Embora o uso da máscara seja obrigatório em todo o país, nem todos têm condições de adquiri-la. Por isso, a relevância dessa parceria do Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac com a APAC. O projeto não só incentiva a empatia, como também oferece oportunidade de acesso e uso de um equipamento de segurança essencial para este momento”, orgulha-se.

Um estudo recente, realizado pela Universidade de Greenwich, na Inglaterra mostra que o uso da máscara sempre ao sair em público dobra as chances de reduzir a taxa de reprodução do vírus. A análise empregou modelos matemáticos para confirmar o que foi demonstrado, na prática, durante a pandemia da gripe espanhola, em 1918. As máscaras, ainda que caseiras, são uma forma eficaz e barata de proteger que as utiliza e aos outros que estão ao nosso redor.

Em todo o Estado, os sindicatos filiados à Federação doaram esses equipamentos de proteção a instituições e empresas do setor de comércio, serviços e turismo. Para ilustrar esse momento, separamos algumas ações por regiões. Confira:[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][mk_gallery title=”Entrega das máscaras (fotos por sindicato e descrição no texto abaixo)” images=”34825,34826,34827,34829,34830,34828,34831,34832,34833,34834,34835,34836,34837,34838,34839,34841,34840,34842,34843,34844,34845,34846,34847,34848,34849,34850,34920,34851,34852,34853,34855,34854,34856,34858,34857,34859″ column=”5″ height=”150″ item_spacing=”2″ frame_style=”grid” disable_title=”true” item_id=”1596634227-5f2ab47308466″][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro. Em Patrocínio, a Casa do Idoso São Vicente, que abriga atualmente 65 moradores, foi a escolhida pelo Sindcomércio Patrocínio para receber 270 máscaras. Em outro ponto, a 106 km de distância, as empresas associadas ao Sindicomércio Araxá foram as pleiteadas com os equipamentos de proteção. Entre os beneficiados pelas doações estão negócios na área contábil, de combustíveis, autopeças, supermercados, entre outros.

Na cidade de Ituiutaba, as máscaras doadas pelo Sistema – e entregues pelo Sindicomércio Ituiutaba – garantiram assistência a instituições como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), a Comunidade Terapêutica Um Novo Caminho, o Convento Irmãs Sacramentinas e a Cooperativa de Reciclagem (Copercicla) da cidade. Além disso, parte dos equipamentos de proteção foram entregues à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

Central. Na macrorregião com o maior número de casos de Covid-19 em Minas, o Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado de Minas Gerais (Sincofarma Minas), com sede em Belo Horizonte, distribuiu 600 máscaras para o projeto social Banho de Amor. Além disso, a fim de levar mais dignidade na luta contra o Covid-19, foram entregues 200 itens cada para o Lar de Idosas Padre Leopoldo Mertens e o Lar Santa Rita de Cássia, ambos na capital.

As máscaras também reforçaram a segurança de quem trabalha no setor terciário. Tanto o Sindicato do Comércio Atacadista de Tecidos, Vestuário e Armarinhos de Belo Horizonte (Sincateva-BH) quanto o Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Materiais de Construção, Tintas, Ferragens e Maquinismos de BH e Região (Sindimaco BH e Região) destinaram tais itens aos seus representados.

O Sindicato do Comércio Varejista de Automóveis e Acessórios de Belo Horizonte (Sincopeças BH), por sua vez, remeteu as doações do Sistema para empresas associadas, lojas de apoio ao segmento de autopeças, venda e revenda de veículos e para a Associação dos Revendedores de Veículos no Estado de Minas Gerais (Assovemg). Na cidade de Itabirito, os representados ao Sincovita também foram os agraciados com os equipamentos produzidos em parceria com a APAC.

Em Itaúna, a 83 km da capital, o Sindicomércio Itaúna destinou as mil máscaras à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. O órgão irá encaminhá-las para albergues, asilos, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), casas de apoio a moradores de rua, centros de referência assistencial, Conselho Tutelar, além de funcionários da Secretaria envolvidos no atendimento ao público e moradores incluídos no Cad-Único do governo federal.

Noroeste. Em Paracatu, já na divisa com Goiás, o Sindcomércio Noroeste realizou a entrega dos kits de máscaras às empresas representadas na região. Entre os segmentos beneficiados com as doações de equipamentos de proteção estão: eletroeletrônicos, fotografia e papelaria, supermercados (atacado e varejo), roupas e acessórios, entre outros.

Norte de Minas. Na cidade polo da região, o Sindicato do Comércio Varejista de Carnes Frescas de Montes Claros (Sindcarnes Montes Claros) doou as máscaras produzidas pela APAC, em parceria com o Sistema, à unidade do Sesc na cidade. Inaugurada em 1959, ela promove diversos trabalhos nas áreas de assistência, educação, cultura, saúde e lazer para o município.

Sul de Minas e Campo das Vertentes. Em Pouso Alegre, segunda cidade mais populosa da região Sul de Minas, os equipamentos de proteção proporcionaram alento para voluntários e assistidos de duas entidades. A primeira beneficiada foi a Casa de São Rafael, que atende pessoas com câncer. Recentemente, o Clube do Menor, instituição que recebe crianças de 3 até 6 anos, também recebeu as doações do Sindvale, fundamentais ao enfrentamento do Covid-19.

Em Lavras, no Campo das Vertentes, as máscaras produzidas em parceria com a APAC foram distribuídas pelo Sindicomércio Lavras, de forma igualitária, a cinco instituições da cidade: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Lar Augusto Silva – Congregação das Irmãs Auxiliares Nossa Senhora da Piedade, Lar Esperança e Vida Mateus Loureiro Ticle, Instituto de Acolhimento e Recuperação Eterna Misericórdia e Núcleo Assistencial Casa do Vovô.

Vale do Rio Doce. O Sindicomércio Caratinga já destinou 60% dos equipamentos de proteção entregues pelo Sistema. A entidade, localizada na quarta cidade mais populosa da região, escolheu a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), o Lar dos Idosos Monsenhor Rocha e o Recanto dos Idosos Pastor Geraldo Sales para serem beneficiadas por este ato em favor da vida.

Na cidade polo da região, Governador Valadares também ganhou uma proteção extra no enfrentamento à doença. O Conselho Central da Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP), o Lar dos Velhinhos, a Casa de Recuperação Dona Zulmira e a Associação Santa Luzia receberam cada uma 200 máscaras de pano. Outras 200 unidades estão disponíveis na sede do sindicato para serem distribuídas gratuitamente para empresários, comerciários e população em geral.

Zona da Mata. Na cidade de Manhuaçu, o Hospital César Leite, referência local em atendimento de saúde, e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) já foram agraciados com metade das doações do Sindicomércio Manhuaçu. A 337 km de distância, em Santos Dumont, o comércio e as Secretarias Municipais de Assistência Social e de Obras e Serviços Públicos foram o destino das doações do Sindicomércio Santos Dumont. Os equipamentos garantiram mais proteção ao Covid-19 para assistentes sociais, garis e quem atua no setor terciário local.

Em Viçosa, as máscaras cobriram os rostos dos beneficiários do projeto “Jovem do Futuro” e dos moradores do Lar dos Velhinhos, que assiste mais de 40 idosos com cuidados médicos, nutricionais e psicológicos. Além disso, as empresas em dia com a Contribuição Sindical ao Sindcomércio Viçosa também foram pleiteadas. Já em Ponte Nova, o Movimento Circuito do Bem foi o escolhido pelo Sindcomércio Ponte Nova receber esse reforço no combate ao novo coronavírus.

As doações também acolheram instituições de Juiz de Fora. Na cidade polo da região, a Associação Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer (Ascomcer), o Abrigo Santa Helena e o Lar de Idosos Luiza de Marillac receberam 600, 300 e 100 máscaras, respectivamente, do Sindicomércio Juiz de Fora.

Outras informações sobre a atuação da Fecomércio MG e de seus sindicatos empresariais, você encontra em: hml.fecomerciomg.org.br

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Compartilhe nas redes sociais

Fale Conosco!
Fale conosco!
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?