Especial Madrid Fusión – Descubraminas.com

21 de jan de 2013

Dos primórdios do Ciclo do Ouro, em que encontra suas origens, aos dias atuais, já consolidada com o status de “gastronomia mineira”, a culinária de Minas Gerais percorreu um longo caminho. A fartura de ingredientes – que contribui para torná-la uma das mais ricas do país, a ponto de ser escolhida para representar o Brasil, de 21 a 23 de janeiro, no Madrid Fusión, maior congresso mundial da área, que conta com o apoio do Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos –, nem sempre foi uma realidade. Para contar um pouco dessa evolução e, especialmente, detalhar ingredientes, receitas e tradições regionais nesse campo, o Descubraminas.com, portal sobre turismo e cultura mantido pelo Senac, acaba de colocar no ar a seção especial “Gastronomia Mineira”.

Traduzido também para o idioma espanhol, o conteúdo inclui informações detalhadas sobre produtos tradicionais, mercados, festas criadas para celebrar a boa gastronomia, além das cobiçadas receitas típicas. “Os pratos simples das primeiras décadas de povoamento da ‘capitania’ ganharam, ao longo dos anos, ingredientes e dicas especiais. Como havia escassez de mantimentos, o mineiro daquela época produzia com o que tinha e precisou usar de criatividade e de habilidade para reinventar suas possibilidades de alimentação. Foi assim que chegamos à deliciosa cozinha de hoje, cujo sabor ultrapassa fronteiras”, comenta a coordenadora do portal, Maria Lúcia Dornas. O Descubraminas.com terá um totem especial no estande de Minas Gerais no Madrid Fusión, por meio do qual os participantes do congresso poderão acessar a seção “Gastronomia Mineira”, além de outras informações sobre turismo e cultura no Estado.

Saiba mais sobre a seção especial Gastronomia Mineira

Gastronomina Mineira: retoma a história da origem da tradição gastronômica no estado.

Ingredientes: dados sobre utilização, composição, principais pratos com produtos que se sobressaem na culinária do estado. Destaque, com informações adicionais, para o queijo, o café e a cachaça.

Mercados: onde encontrar a maior variedade e qualidade em ingredientes regionais.

Festas e festivais: eventos que evidenciam a culinária e os produtos do estado, como o Comida di Buteco, Expocachaça, Festa do Café com Biscoito, entre outras já consolidadas por toda Minas Gerais.

Fotos: imagens variadas sobre pratos, ingredientes e ambientes.

Bibliografia: indicação de obras que pautaram a seção e que complementam conhecimentos sobre o tema.

O conteúdo completo pode ser conferido no endereço: www.descubraminas.com.br, no destaque “Gastronomia Mineira vai ao Madrid Fusión 2013”.

Sistema Fecomércio MG no Madrid Fusión

As federações do Comércio (Fecomércio MG), das Indústrias (Fiemg) e da Agricultura e Pecuária (Faemg) e o Sebrae-MG se uniram ao Governo do Estado para apoiar a participação no Madrid Fusión 2013. Sesc e Senac, instituições integradas ao Sistema Fecomércio MG, terão ações especiais na programação do evento. Edson Puiati, gerente de Gastronomia do Senac, é um dos chefs convidados a representar o Estado no congresso e fará palestra e pratos especiais para os convidados do evento. Também integram a comitiva dois cozinheiros da nova geração — Luiz Paulo Ferreira Mairink e Ricardo Vieira Soares — vencedores do concurso “Novos Talentos da Gastronomia Mineira”, realizado pelo Senac em novembro do ano passado. Já o Sesc será o responsável por apresentar, no dia 21, a atração cultural no coquetel de boas-vindas, com o Grupo Flor de Abacate. A Instituição ainda divulgará na Espanha o trabalho desenvolvido pelo Programa Mesa Brasil Sesc Minas Gerais, além de apresentar aos visitantes o seu Programa de Turismo Social, por meio do projeto Sesc no Hexa, e informações sobre seus roteiros de receptivo para a Copa.