A Pesquisa de Opinião do Comércio Varejista de Belo Horizonte aponta que para 57% dos empresários entrevistados, o faturamento de dezembro de 2013 foi melhor do que o de novembro. Já o faturamento de dezembro em relação aos últimos seis meses, mostrou que 41% dos entrevistados tiveram aumento, 31% mantiveram e 28% apresentaram piora. Para 70% dos empresários, o faturamento em dezembro de 2013 foi igual ou pior que no ano anterior.

Em relação a janeiro de 2014, 38% dos empresários entrevistados acreditam que o faturamento será melhor que no mês anterior. Em janeiro do ano passado, os empresários estavam menos otimistas, pois no mesmo período esse percentual foi de 13%.

De acordo com o economista da Fecomércio MG Gabriel de Andrade Ivo, “a saúde do fluxo de caixa de dezembro de 2013 foi melhor em relação ao mês anterior, aumentando de 46% para 50% dos empresários entrevistados. E, para 40% dos participantes, a situação financeira foi igual ao mês passado, índice maior do que o apurado no mesmo período do mês anterior, 39%.”

A pesquisa revelou ainda que 71% dos empresários entrevistados programaram liquidações e promoções para janeiro. “O consumidor deve ficar atento às oportunidades que aliam preço e qualidade, otimizando seu poder de compra”, recomenda o economista.

Expectativas
Para 99% dos empresários entrevistados, o faturamento de sua empresa daqui a seis meses estará melhor ou igual, o que demonstra otimismo nas vendas. Já 1% dos participantes esperam um faturamento menor nos próximos seis meses, valor igual ao apurado no mês anterior.

Postagens Recentes
Corte de consumo