Pós-venda na fidelização de clientes

12 de set de 2014

Será que, para o empresário, existe melhor sensação do que ver o cliente satisfeito, sorrindo e agradecido pelo atendimento prestado? Existe. E se não existe, deveria existir. Quando o empreendedor percebe que a satisfação pelo atendimento, pelo produto, pelo serviço, não foi algo momentâneo e se estendeu para fora do estabelecimento, aí sim ele poderá considerar a tarefa concluída.

Por meio da pós-venda é possível saber se o cliente realmente gostou do que levou para casa. É o momento propício para reforçar o diferencial, da sua empresa ouvindo críticas, sugestões e elogios. O pós-atendimento mostra ao cliente que ele não é apenas mais um número no seu fluxo de caixa, mas é alguém importante. A razão pela qual a sua empresa existe.

Atualmente, são muitas as ferramentas que possibilitam esse pós-atendimento e você pode utilizar a que tem o perfil do seu negócio. Identifique as necessidades do seu público e vá até ele de maneira personalizada, interessada e gentil. Coloque em prática as mudanças que julgar pertinente e continue investindo no que foi elogiado. Abaixo, separamos algumas dicas de pós-atendimento:

1. Para entrar em contato com o cliente, seja por telefone, e-mail ou correspondência, você precisará dos dados dele. Por isso, não se esqueça de fazer o cadastro.
2. Pós-atendimento não é spam. Jamais confunda propaganda enviada em massa, sem a autorização do destinatário, com pós-atendimento.
3. Se for o caso, informe-o de que sua empresa enviará uma pesquisa para saber como foi o atendimento e pergunte de que forma ele gostaria de ser contatado.
4. Mostre interesse e aproveite tudo que foi dito a seu favor.
5. Seja gentil e jamais importune. Saiba o que seu cliente precisa, quer e gosta. Dessa forma você não será desagradável e poderá obter o feedback de maneira natural.
6. Se no pós-atendimento o cliente fez alguma reclamação, solucione o problema. Não o deixe sem reposta.
7. Se sua empresa recebeu um elogio, fique feliz. Mas tenha em mente que agradar o cliente é dever e precisa ser regra, não exceção.

Lembre-se: quando um cliente se torna fiel, provavelmente ele não virá sozinho.