Curso Como Importar da China

Objetivo

Capacitar os participantes para planejar e gerenciar os processos de importação de uma empresa, com foco em importações da China. Este curso pode ser feito por qualquer pessoa, mesmo que ainda não tenha experiência com importação ou para quem deseja iniciar em breve um processo de importação para sua empresa.

Carga horária: 7 horas/ aula
Horário: 9h as 12h e 13h as 17h
Investimento: R$ 290,00
Data: 11/12/2014
Local: Fecomércio MG – Rua Curitiba, 561, 3º andar, Centro / Belo Horizonte

Certificado

Será entregue no final do curso. Nosso certificado é válido para apresentação em todo território nacional e serve como comprovação de currículo. A GS Educacional é uma empresa muito bem reconhecida, valorizada e premiada no Brasil e no exterior, sendo uma das poucas instituições de ensino no Brasil que já ganhou diversas indicações e premiações.

Material didático

Uma apostila impressa e um cd-rom com material de apoio.

Coordenador

Professor Henrique Mascarenhas – Administrador de Empresas com Habilitação em Comércio Exterior, MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais pela Fundação Getúlio Vargas, Certificado em Estratégia de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, Certificado em Ética pela Fundação Getúlio Vargas em Parceria com a Universidade da Califórnia, Certificado em Didática do Ensino Superior pela Fundação Getúlio Vargas. Consultor e Professor de Comércio Exterior e Negócios Internacionais da GS Educacional e da Cescomex. Mais de 12 anos de experiência na área internacional junto a empresas e indústrias do Brasil e do exterior.

Incoterms – International Commercial Terms
Versão 2010: EX-WORKS, FCA, CPT, CIP, FOB, FAS, CFR, CIF, DAT, DAP, DDP

Habilitação da Empresa no RADAR
Modalidade de Habilitação e Procedimentos para Habilitação

Classificação Fiscal de Mercadorias
Sistema NCM/SH e TSP

Logística para Importação
Marcação de Volumes, Modais de Transporte, Composição do Frete, Seguro, Tipos de Avarias, Tipos de Cargas, Tipos de Containeres, Tipos de Navios, Planejamento do processo de logística.

Contratação de Seguro de Carga Internacional
Informações sobre como contratar o seguro de transporte internacional para as mercadorias que serão importadas, informações sobres os tipos de cobertura do seguro

Cálculo de Impostos e Custos Incidentes na Importação
II, IPI, ICMS, PIS, COFINS, AFRMM, outras taxas e despesas incidentes no processo de importação.
ICMS: Como a base de cálculo do ICMS varia de acordo com cada estado do Brasil, o curso apresenta informações e a fórmula para fazer o cálculo por dentro do ICMS e orienta o aluno como pesquisar a base de cálculo dos estados do Brasil.

Despesas Incidentes na Importação
Planejamento das Despesas Incidentes no Processo de Importação

Tratamentos Administrativos na Importação
Importações sujeitas a licença de importação, Antidumping e Medidas Compensatórias

Modalidades de Pagamento na Importação
Pagamento Antecipado, Remessa sem Saque, Cobrança Documentária, Carta de Crédito

Documentação usada na Importação
Fatura Pro-Forma, Fatura Comercial, Packing List, Conhecimento de Embarque, Contrato de Câmbio

Despacho Aduaneiro
Passo a passo do processo de despacho aduaneiro na importação.

Sistemática do Processo de Importação
Passo a Passo do Processo de Importação

Localização de Fornecedores no Exterior / Localização de Fornecedores na China
Como localizar fornecedores no exterior, como localizar fornecedores na China, como negociar em segurança com os fornecedores encontrados.

Riscos envolvidos em uma operação de importação
Contato com fornecedores inexistentes, não recebimento das mercadorias que foram pagas, recebimento de mercadorias em falta ou com defeito, remessa de pagamento ao exterior sem recebimento da mercadoria, outras situações que possam afetar o processo de importação e que possam gerar problemas com a fiscalização

Auditorias na China
Como contratar um serviço de auditoria na China para inspecionar a qualidade dos produtos, inspecionar o embarque das mercadorias, testar amostras e acompanhar o carregamento do container

Análise de Risco Internacional
Como contratar um serviço de análise de risco internacional para obter informações e referências dos fornecedores encontrados na China

Cultura Chinesa
Informações sobre a cultura chinesa, informações sobre características presentes nas negociações

Descontos especiais

Empresas representadas pelo Sistema Fecomércio MG, sindicatos e contadores desfrutam de descontos especiais:

• Contribuição Sindical em dia: 10%
  • Contribuição Confederativa em dia: 10%
  • Contribuição Sindical + Contribuição Confederativa em dia: 20%
  • Contadores que estiverem em dia com a relação de clientes na Fecomércio MG: 10%

Inscrições encerradas.

As inscrições para o curso estão encerradas.