Documentos exigidos na exportação

3 de out de 2014

Vamos falar sobre os documentos exigidos na exportação? Eles são divididos em três tipos: documentos do exportador, documentos do contrato de exportação e documentos da mercadoria.

  • Para o exportador

O Registro de Exportadores e Importadores (REI), emitido pela Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) deve ser solicitado na mesma, através do Departamento de Operações de Comércio Exterior (DECEX).

  • Para o contrato 

Fatura Pro Forma (ProForm Invoice) – Documento prévio ao fechamento do negócio que estipula as condições de venda da mercadoria.

Carta de Crédito – Consiste de um credito documentário endereçado pelo banco do comprador (importador), aos custos do comprador, a um vendedor (exportador), autorizando-o a dispor de uma determinada quantia de dinheiro desde que se cumpram determinados termos acordados entre as partes.

Contrato de Câmbio – Instrumento contratado junto a um banco no país do exportador para recebimento e troca de moedas.

Fatura Comercial (Commercial Invoice) – Documento que concretiza o fechamento do negócio estipulando as condições de compra e venda da mercadoria e os termos de negociados entre as partes.

  • Para a mercadoria     

Registro de exportação (RE) – Documento eletrônico emitido e preenchido no Sistema Integrado de Comércio Exterior (SISCOMEX), pelo exportador ou pelo seu representante legal e tem a finalidade de registrar a operação nas áreas comercial, fiscal, cambial e aduaneira para fins dos controles governamentais.

Conhecimento de embarque – Documento emitido pela companhia transportadora no qual tem o caráter de acusar o recebimento da carga, as condições de transporte e a obrigação de entrega das mercadorias ao destinatário legal, no ponto de destino pré-estabelecido, conferindo a posse das mercadorias.

Certificado de Origem – Atesta a originalidade dos produtos e para exportações com destino a países que o Brasil possui acordos comerciais as mercadorias podem usufruir de benefícios tributários, desde que cumpram os requisitos estabelecidos nos acordos internacionais de comércio.

Compartilhe nas redes sociais

Fale Conosco!
Fale conosco!
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?