E-mail Marketing: uma ferramenta estratégica

3 de out de 2014

Está difícil pensar em uma boa estratégia de marketing e relacionamento com seus clientes? Hoje nós vamos falar sobre o e-mail marketing e ajudar você a descobrir como essa ferramenta pode ser útil para a sua empresa, desde que bem utilizada.

O que é o e-mail marketing?

É uma peça com conteúdo específico, preparado para ser enviado a uma lista de e-mails. Ele pode ser utilizado para divulgação de promoções, produtos, serviços, eventos, novidades da empresa e notícias pontuais.

Por que o e-mail marketing pode ser útil?

Porque ele é assertivo e atende a segmentação específica de pessoas que se interessam por um tema determinado. Porque ele é econômico, se compararmos com o preço unitário de peças gráficas. Porque ele é ecológico – já que evita o desperdício de papel e utiliza somente recursos virtuais. Porque ele é ético, ou seja, se você utiliza a ferramenta corretamente você está sendo útil para o público que deseja receber aquele tipo de informação. Porque ele é abrangente, se você conseguir formar uma boa lista de e-mails e mantê-la sempre atualizada.

Para quem eu devo enviar o e-mail marketing?

Para pessoas que se interessam pelo assunto e que autorizaram esse envio. Não cometa o erro de enviar informações para uma lista extensa, com pessoas que nem saberão por que estão recebendo aquele e-mail.  Os usuários insatisfeitos podem marcar seu endereço eletrônico como spam e negativar seu acesso à caixa de entrada de várias outras contas.

Além disso, é importante deixar sempre uma opção (preferencialmente no rodapé do e-mail) para que, a qualquer momento, o usuário possa solicitar o descadastramento, caso não queira mais receber informações sobre a sua empresa.

Ok. Quero começar. Como devo criar o meu e-mail marketing?

Você deve pedir apoio de profissionais do marketing, para que o layout seja criado em de forma agradável, atraente e, claro, de acordo com o conceito que a sua empresa deseja transmitir. Também é preciso que o texto seja interessante, didático, simples e assertivo. A Fecomércio MG através da sua parceira iZap  oferece esse trabalho para quem está começando agora. Entre em contato conosco e conheça mais sobre o e-mail marketing.