Os empresários da capital mineira estão otimistas em relação às vendas neste mês. Isso é o que mostra a Pesquisa de Opinião do Comércio Varejista de Belo Horizonte, elaborada pela Fecomércio MG, com 386 empresários entre os dias 13 e 16 de outubro. De acordo com o estudo, 60% acreditam que o faturamento de outubro será melhor do que o apresentado em setembro.

Luana Oliveira, analista de pesquisa da Federação indica que a cautela dos empresários se deve ao ano eleitoral. “Mesmo com o aumento nas vendas no segundo semestre,  os empresários estão cautelosos neste ano, devido ao cenário econômico e ao ano eleitoral. E em 2015, a tendência também é de cautela”, afirma a analista.

Mais vendidos

Em relação ao faturamento, os empresários avaliaram que as vendas foram melhores nas seguintes atividades econômicas: vestuário (12%), calçados e artigos de viagem (3,7%) e hipermercado e supermercados (2,9%).

Para 74,3% dos entrevistados o faturamento de setembro foi melhor ou igual ao mês anterior e 97,8% acreditam que  daqui a seis meses o faturamento da sua empresa será melhor ou igual ao cenário atual, do total, apenas 2,2% esperam um faturamento menor.

Promoções

Para vender mais e dispor do estoque, 62,7% dos empresários vão apostar nas promoções neste mês. Luana sugere que os consumidores fiquem atentos às oportunidades para aliar o preço e a qualidade.

Caixa e estoque

A saúde financeira dos estabelecimentos pesquisados se apresentou estável. Segundo a pesquisa, o fluxo de caixa em setembro foi melhor em relação a agosto para 37,7%. Já em outubro, o índice aumentou para 54,2%. Em relação aos estoques, 78,2% apontaram que fecharam o mês com no ponto ideal, número 3,4 % acima do que foi apontado em agosto.

Empregos

Em outubro, 1,6% dos empresários afirmaram que irão reduzir  equipe, 81% irão manter o quadro e 17,4% vão aumentar as vagas. “A proximidade com o Natal pode ser o fator que contribuiu com este aumento de 5,3% em relação a setembro”, aponta Luana.