Índices de confiança caem em setembro

8 de out de 2014

O Índice de Confiança de Serviços apresentou queda de 3,2% no mês de setembro, com ajustes sazonais, segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV).  O índice marca agora 100,7 pontos, chegando ao menor nível desde o início de 2009.

O Índice de Situação Atual (ISA-S) também recuou 6,2% em setembro, depois de aumentar 0,8% no mês de agosto. Já o Índice de Expectativas (IE-S) reduziu 1,0% depois de ter caído 5,7% no mês anterior.

Empresário

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) do mês de setembro apresentou queda de 0,7%, depois do aumento de 2% em agosto. O índice havia encerrado dez meses de queda. O índice, que é de responsabilidade da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), recuou 9% em relação a setembro de 2013.

O Índice de Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC) caiu 4,7% no mês de setembro.  Este ano o setor apresenta retração se comparado a 2013. Para 28,9% dos entrevistados, houve uma redução acentuada dessas condições.

O Índice de Expectativas do Empresário do Comércio (IEEC) aumentou 1,8% em relação ao mês de agosto, mas ainda assim, a variação anual foi de queda  de 5,5%. O Índice de Investimentos do Empresário do Comércio (IIEC) registrou queda de 0,9% em setembro, tendo como principal causa a menor propensão a investir capital nas empresas.

De acordo com o economista da Fecomércio MG Juan Moreno de Deus, a fraca atividade econômica no primeiro semestre e no início do segundo semestre resultou em um cenário de aumento inflacionário, com a queda na oferta de crédito e a apresentação de juros altos, além de gerar desconfiança por parte dos empresários e consumidores em relação ao futuro.