Negociando com a saudade

13 de out de 2014

Datas comemorativas como o Dia das Crianças, são bons momentos para reunir os filhos e dar boas risadas. Mas, para quem trabalha viajando isso nem sempre é possível ou, quando é possível, o tempo sempre parece passar mais rápido do que deveria.

Apesar de ser um sentimento presente e inevitável, a saudade dos filhos pode ser amenizada com algumas atitudes simples no dia a dia. Conheça algumas delas descubra como você pode ajudar (a eles e a você) na convivência com a saudade:

  • Abra o jogo

Sempre que tiver oportunidade esclareça o motivo que faz com que você viaje tanto. Com atenção e tranquilidade, mostre que a causa é nobre e que você sempre fará o possível para aproveitar o tempo que passam juntos. Diga para onde está indo, quando pretende voltar e procure fazer dos momentos de “despedida” lembranças alegres e descontraídas, para não deixar um clima triste.

  • Interesse-se pelos detalhes

Whatsapp, Facebook Mensseger, Viber e Skype são apenas alguns dos diversos aplicativos de dispositivos móveis, que facilitam a comunicação entre pessoas geograficamente distantes. Use-os sempre que puder para perguntar sobre o dia, sobre os estudos e sobre as novidades. Mostre para os seus filhos que eles são importantes e que a vida deles interessa muito a você. Isso reforça a ideia de que, mesmo longe, você jamais deixa de pensar neles.

  • Peça apoio

Antes de viajar, converse com a pessoa responsável pelos cuidados com as crianças e solicite a ela que sempre reforce a sua autoridade e presença ali. Por exemplo: se o seu filho fizer algo de destaque, peça para que a pessoa diga: “Seu pai vai ficar muito orgulhoso de você”! ou “Anote isso para contar para a sua mãe quando ela chegar. Ela vai ficar feliz em saber”. Ou até mesmo: “Vamos verificar com sua mãe se você pode ou não fazer isso, ok?”.

  • Fotos, muitas fotos!

A tecnologia também contribui para fazer muitas fotos instantâneas e digitais. Então, aproveite-as para registrar os momentos em que estiverem juntos. As fotos servirão como combustível para renovar a sua energia (e a deles), quando a saudade apertar.

  • Reserve um momento diário só para vocês

Crie um horário para que você e seus filhos conversem por telefone ou webcam. Reserve esse momento para ouvi-los e mantê-los sempre próximos de você. Não abra mão desse tempo, ele é importante.

  • Planeje o próximo encontro

Outra boa sugestão para espantar a saudade, é usar seu momento a só para programar o próximo encontro com os filhos. Pensar em atividades que possam alegrá-los e fazer com que se lembrem com carinho de você. Pequenas surpresas sempre marcam. Nem precisa ser algo elaborado: um sorvete na praça, um passeio no parque, um piquenique, um momento de leitura, um filme. São muitas opções! Aproveite cada uma delas ao máximo!

  • Aproveite cada minuto

Quando voltar para casa, priorize seus filhos e o tempo com eles. Cada minuto é importante. Será mesmo que aquele jogo não pode esperar? E aquele livro? Ele não pode ser lido quando as crianças estiverem dormindo?

Outra dica é não perder tempo verificando as atualizações nas redes sociais ou dando atenção para quem ou o que não é prioridade na sua vida. Aprenda a controlar seu tempo e sempre separe o trabalho do lazer. Lembre-se, você está de folga, por isso, aproveite-a com quem realmente importa.  

Fontes: Revista crescer e site http://www.minhavida.com.br/

Compartilhe nas redes sociais

Fale Conosco!
Fale conosco!
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?