Sistema Fecomércio na SuperMinas 2014

21 de out de 2014

Consultorias, apresentação de produtos, ações do Mesa Brasil e dos Jovens Aprendizes são algumas das atividades programadas para acontecer no estande

O Sistema Fecomércio, Sesc, Senac e Sindicatos participa, de 21 a 23 de outubro, de um dos maiores eventos do varejo alimentício brasileiro, a 28ª SuperMinas Food Show 2014. No estande da instituição, situado no Pavilhão Azul do Expominas (Av. Amazonas, 6200 – Gameleira), entre 15h e 22h30, será montado o Supermercado Pedagógico, ambiente utilizado pelos alunos do Senac durante as aulas do curso de Aprendizagem Comercial em Serviços de Supermercado. No mesmo espaço, o Senac também apresentará o Programa de Segurança Alimentar (PAS), enquanto o Sesc apresenta receitas de sucos preparados com aproveitamento integral de alimentos, por meio do Programa Mesa Brasil Sesc.

A Fecomércio MG, por sua vez, apresentará produtos e serviços como certificação digital, linhas de financiamento, planos de saúde e certificados de origem, além de assessoria jurídica e econômica. Consultores do Senac também estarão presentes para informar sobre as iniciativas desenvolvidas pela instituição especialmente para este mercado. O estande contará, ainda, com ações do Sindicato do Comércio Atacadista de Gêneros Alimentícios de Belo Horizonte e Contagem (Sincagen) e o Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Belo Horizonte (Sincovaga-BH).

O público terá a oportunidade de conhecer como o Senac prepara profissionais para trabalhar no setor supermercadista. Durante o evento, seis jovens aprendizes da instituição reproduzirão as práticas desenvolvidas em sala de aula. Com uma simulação bem próxima da realidade dos supermercados, os alunos farão a demonstração do software Presta Shop, ferramenta de e-commerce que permite a compra on-line. Eles farão também a exposição e reposição das mercadorias nas gôndolas, uma atividade rotineira nos supermercados e apresentarão os produtos da linha de bebidas, hortifruti, material de limpeza e massas.

Aproveitamento integral de alimentos

Durante todos os dias da feira, quem for ao estande do Sistema Fecomércio MG poderá degustar receitas de sucos que seguem uma das premissas principais do programa Mesa Brasil Sesc: o aproveitamento integral dos alimentos. Os sucos de manga com cenoura e beterraba com limão são ainda mais nutritivos por serem feitos com as cascas das frutas e dos legumes.

Nutricionistas do Mesa Brasil Sesc orientarão os convidados com dicas de aproveitamento integral e informações sobre a atuação do programa em Minas. Além disso, os alimentos expostos na feira, em condições de consumo, serão destinados ao Mesa Brasil, que doará às instituições sociais cadastradas no programa. O recolhimento dos alimentos é feito com o apoio do Programa Vida, da Associação Mineira de Supermercados (Amis). Nas últimas duas participações do Sesc na SuperMinas, evitou-se o desperdício de quase três toneladas de alimentos.

O Mesa Brasil Sesc é uma rede nacional de combate à fome e ao desperdício. O programa busca o alimento onde sobra e entrega onde falta. Atualmente, em Minas, são três postos avançados: em Belo Horizonte, na região Central; Montes Claros, no Norte, e Uberlândia, no Triângulo Mineiro.

Formação profissional

Com a oferta de cursos de Aprendizagem Comercial (Programa Jovem Aprendiz), o Senac promove a inclusão social e profissional, oferecendo formação técnico-profissional a alunos com idade entre 14 e 24 anos, de acordo com a legislação.  Por meio da Lei da Aprendizagem Comercial, os aprendizes são contratados pelos supermercados e passam meio horário do dia em aulas no Senac e outro período do dia exercendo as atividades nas empresas. Com duração de um ano, dividido em três módulos que englobam as disciplinas de Estoque, Marketing (Merchandising e PDV), Exposição, Reposição e Atendimento ao Cliente, o curso favorece o desenvolvimento de competências para os aprendizes que trabalham nas diversas áreas de supermercados.

Segundo a Diretora de Escola e do Programa Jovem Aprendiz do Senac,  Janaína Perdigão de Souza, a educação profissional com foco em desenvolvimento de competências é uma prática educacional que possibilita uma formação capaz de atender às necessidades atuais do mercado de trabalho. E, por meio do Programa Jovem Aprendiz do Senac, é possível desenvolver jovens profissionais e capacitá-los para a conquista de um emprego. “No curso, possibilitamos a vivência dos jovens aprendizes no supermercado pedagógico, por meio de uma prática simulada. A metodologia aplicada possibilita o desenvolvimento de habilidades voltadas para a rotina de supermercados e hipermercados, entre elas organização e abastecimento de gôndulas, registro da entrada e saída de mercadorias do estoque, exposição de mercadorias de forma atrativa em pontos estratégicos de vendas, marcação e remarcação de preços. Além de prestar informações e serviços aos clientes, auxiliando-os na compra e troca de produtos”, explica Janaína.

Serviço: SuperMinas 2014

Data: de 21 a 23 de outubro

Hora: 15h e 22h30

Local: Expominas (Av. Amazonas, 6200 – Gameleira)