O Dia Mundial da Qualidade e os 5s

11 de nov de 2014

No dia 11 de novembro comemora-se o Dia da Mundial da Qualidade. Uma data que pretende reforçar a consciência internacional sobre a importância da melhoria nos processos diários das organizações, levando em conta o bem estar, a qualidade de vida e a produtividade. A filosofia dos 5s (Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke), que surgiu no Japão durante a reconstrução do país, após a Segunda Guerra Mundial, vai totalmente de encontro com essa data, pois trata da busca pela disciplina, segurança e produtividade nos processos diários. A filosofia tem como base o próprio corpo humano e pode ser aplicada em todos os momentos. Acompanhe:

Seiri (Senso de Utilização): Consiste em separar o que útil do que não é e maximizar o aproveitamento do que tem utilidade, assim como nosso corpo, que descarta o que é inútil e usa o que é útil em diversas transformações químicas.

Na prática: Limpar o ambiente de trabalho deixando ali somente os itens de extrema necessidade e que realmente serão utilizados nos processos.  Aproveitar ao máximo esses itens. Os demais itens podem ser repassados às pessoas que vão utilizá-los ou, caso não tenham mais utilidade, podem ser descartados.

Seiton (Senso de Ordenação): Cada coisa em seu lugar. No corpo humano, cada célula tem lugar definido e cada uma executa o seu papel.

Na prática: Trata-se do hábito de manter tudo sempre em seus devidos lugares. Esta é uma forma de facilitar o acesso aos objetos e aproveitar melhor cada minuto do tempo disponível. Afinal, quando as coisas estão fora de seus lugares, perde-se muito tempo tentando encontrá-las.

Seisohi (Senso de Limpeza): Quando você mantém limpo você evita que o ambiente fique sujo. O corpo humano, por exemplo, efetua limpezas a todo o momento, através respiração, por exemplo. Essa função junto com tantas outras, que nos ajudam a ficar vivos.

Na prática: Depois que você conseguiu organizar tudo é hora de manter a limpeza. A manutenção da limpeza é uma prática que deve ser adotada diariamente.

Seiketsu (Senso de saúde): A busca pelo saudável deve ser uma prática constante. Nosso corpo, por exemplo, determina a ‘tarefa’ de cada uma das células, através do DNA, para que elas trabalhem em prol da nossa saúde.

Na prática: Manter a saúde e a higiene é imprescindível para alcançar a qualidade no trabalho. Afinal, de nada adiante manter o ambiente limpo e organizado se você não tem o mesmo cuidado consigo mesmo.

Shitsuke (Senso de autodisciplina): É você quem determina as suas atitudes diárias. Cada célula do nosso corpo faz o que deve ser feito sem que seja necessário um reprogramação diária.

Na prática: Você é responsável por assumir essas práticas no seu cotidiano e é você quem vai transformá-las em padrão de vida para melhorar a qualidade e a produtividade dos seus trabalhos diários. Não espere ser cobrado por isso porque o maior beneficiário é você.

Fonte: http://5s.com.br/2/o-que-e-5s.php

Compartilhe nas redes sociais

Fale Conosco!
Fale conosco!
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?