Preparação do estoque para o Natal

6 de nov de 2014

Com a chegada do Natal é comum que o empresário foque na estratégia de vendas e de marketing para conseguir bons resultados. Mas, e quanto ao estoque? Esse é um item fundamental e que deve ocupar os primeiros lugares na lista de tarefas para esta data comemorativa. Afinal, se o cliente não encontrar o produto que procura, vai ser difícil fechar alguma venda.

A seguir, nós separamos algumas dicas que poderão te auxiliar neste processo.

Faça uma previsão

Antes de comprar, analise o cenário atual da sua empresa, o histórico de vendas, o cenário econômico e as tendências do mercado. Esse estudo prévio vai evitar erros como fazer compras acima ou abaixo do que é necessário e, principalmente, comprar o que não será vendido.

Conheça o seu cliente

Para saber o que seu cliente vai comprar é preciso entender o mundo em que ele vive. Fique atento às tendências, aos comerciais voltados para esse público, aos produtos que estão gerando interesse e capte as oportunidades de venda a partir dessa análise. Para isso é necessário ter uma base de dados sólida do cliente: classe social, grau de escolaridade, sexo, idade, filhos, enfim, quanto maiores forem as informações, mais fácil será segmentar o estoque para o seu perfil de cliente.

Negocie

Lembre-se que os fornecedores receberão muitos pedidos nessa época do ano, inclusive pedidos do seu concorrente. Quem chegar primeiro consegue negociar melhores preços, prazos e condições para fazer um bom negócio. Outro ponto importantíssimo é negociar a forma de entrega dos produtos. Receber todos os pedidos de uma só vez pode não ser uma boa ideia, devido ao espaço e à disposição dos itens. Receber mercadorias atrasadas é prejuízo certo. Por isso, além de negociar, planeje uma logística que possa atender às demandas da sua empresa sem comprometer as vendas e a organização do espaço. Existe um fenômeno chamado The Long Tail (paradoxo da escolha). Produtos do mesmo tipo com apenas alguns detalhes diferentes causa cansaço no consumidor. Consumidor cansado, ainda que com a vontade de comprar tende a sair da sua loja.

Procure fazer parcerias

Lutar por um preço menor é fundamental, mas vale lembrar que quando um empresário compra uma mesma mercadoria com diversos fornecedores, visando exclusivamente os preços baixos, ele pode perder condições diferenciadas de prazo e de entrega. Isso porque os fornecedores, é claro, oferecem essas condições para as empresas que demonstram maior fidelidade de compra. Use a seu favor o mesmo que seu cliente usa a favor dele no ato da compra.

Analise com critério todos os pontos citados acima, prepare bem o estoque da sua empresa, feche bons negócios e boas vendas!

Base: logisticadescomplicada.com e Revista Exame