Storytelling como estratégia de marketing

12 de dez de 2014

Sua empresa tem uma boa história para contar? Você conhece bem o seu público e sabe onde ele está? O Storytelling é uma ferramenta poderosa, desde que corretamente utilizada.

Storytelling
Storytelling nada mais é que a arte de contar histórias.  Todos nós temos histórias, vivemos delas e nos encantamos diariamente com as experiências de outros. São essas interações que têm o poder de impactar vidas. Por isso, quando utilizamos o Storytelling em nosso modo de atender o cliente, nas propagandas, na comunicação interna e externa da empresa etc, aumentamos as possibilidades de interação, compreensão e interesse do público-alvo.

A combinação entre o Storytelling e a Transmedia

 Outro termo também muito utilizado no Marketing é “Transmedia”, que pode ser resumido na ação de fragmentar uma mensagem em partes distintas, mas que se completam. Esses fragmentos devem ser distribuídos em múltiplos canais: TV, rádio, redes sociais, mobile, Youtube e todo e qualquer ambiente em que o seu cliente interage. O objetivo da Transmedia é impactar o público e alcançá-lo em diferentes ambientes, mas com o objetivo de repassar uma só mensagem.

Em um mundo bombardeado por informações, sai na frente quem consegue despertar a atenção do público, gerando histórias interessantes, transparentes, que mostrem a essência do seu negócio e que realmente valham a pena conhecer.

O processo de unir a Transmedia e o Storytelling requer cuidados. Não é algo simples a ponto de ser executado por uma só pessoa. É importante contar com profissionais capacitados para preparar corretamente o material e promover a divulgação nos canais correspondentes, com a especificidade que cada um desses canais requer.

Apesar da exigência de cuidados e do trabalho apurado, o Storytelling e a Transmedia são recursos excelentes para fazer com que sua marca seja lembrada pelo seu público. Por isso, vale a pena estudar mais sobre o assunto.

Caso tenha interesse, recomendamos assistir o vídeo em que a Martha Gabriel, especialista da área, explica um pouco mais sobre esse novo jeito de se comunicar.

 

Compartilhe nas redes sociais

Fale Conosco!
Fale conosco!
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?