Estreitar relações com os clientes. O gestor competente sabe que os esforços para alcançar esse objetivo trazem resultados positivos e duradouros. Sabe também que a equipe de marketing tem papel fundamental nesse processo.

O ano de 2015 herdou algumas preocupações de 2014. O crescimento das vendas no ano passado, que foi o menor dos últimos 11 anos*, a previsão de baixo crescimento econômico para este ano, o aumento da competitividade e queda na confiança dos consumidores são apenas alguns dos fatores que evidenciam essas preocupações. Por esses e outros motivos, o marketing de relacionamento tem papel fundamental, já que trabalha para fazer com que a empresa seja lembrada e o produto ou serviço se torne imprescindível na vida dos clientes. É o marketing de relacionamento que ajuda a descobrir se a experiência de compra tem sido agradável e se os pontos fracos da empresa estão sendo trabalhados para que se revertam em pontos fortes.

É preciso dedicar atenção ao cliente, aos seus anseios, suas críticas. Lembrar a data de seu aniversário, saber quando ele vai precisar novamente dos seus serviços e produtos – e lembrá-lo disso – entender, enfim, que são os pequenos detalhes que evidenciam o interesse da empresa e torna a organização destaque entre as demais.

O pós-venda revela os erros e acertos. E, em um cenário que indica redução no consumo, sua empresa vai precisar acertar em cheio se quiser continuar vendendo. Lembre-se sempre que o cliente mantém o seu negócio vivo. É pra ele e por ele que você deve dedicar esforços. Invista no marketing de relacionamento da sua empresa e trabalhe para que, ao invés de ser apenas mais uma opção, sua empresa seja “A OPÇÃO”.

Sucesso!

 

*Fonte: Serasa Experian
Postagens Recentes