Como atuar no Instagram

27 de fev de 2015

Você trabalha com roupas? Joias? Artigos e acessórios exclusivos? Tem algo diferente a oferecer? Talvez o melhor lugar para divulgar seu produto seja o Instagram.

A rede social para compartilhamento de imagens funciona como uma referência para pessoas que buscam dicas inspiradoras, agregadoras e até mesmo inovadoras. Além de seguir as personalidades e os amigos na rede social, os usuários acompanham também as empresas que conseguem captar a atenção com bons conteúdos.

O Instagram anunciou que pretende disponibilizar anúncios para o Brasil ainda este ano. Mas, enquanto isso não acontece, você pode criar um perfil para a sua empresa e começar a divulgá-la. Se você acredita que o seu público utiliza esta rede social e que sua empresa pode obter sucesso ali, aqui vão algumas dicas:

1. Nome de usuário e preenchimento das informações

O nome é fundamental tanto para ser encontrado pelo público quanto para identificar o seu perfil. Por isso escolha corretamente e jamais utilize um nome que nada tem a ver com o seu negócio. Não se esqueça de preencher um perfil com um resumo do trabalho da empresa, site e cidade. Sempre que possível use o campo “local” ao postar suas fotos, sinalizando a localização da sua empresa ou ação.

2. Planejamento

Não se deixe enganar. Para atuar no Instagram é necessário planejamento. Por isso, antes de começar a postar, decida qual é o tipo de conteúdo, quais serão os estilos e as imagens e qual será a frequência das postagens.

3. Imagens

Para o Instagram, esse é o item mais importante. Preocupe-se sempre com os direitos autorais e compartilhe imagens que contenham traços de exclusividade e originalidade. Elas devem sintetizar as principais características do seu produto/marca e, claro, chamar a atenção do público. Fotos de bastidores atraem seguidores e, quando for falar de um produto, escolha uma imagem que esteja em total sintonia com o texto.

4. Sorteios e promoções

Você pode utilizar a plataforma para promover sorteios e promoções entre os seus seguidores. Essas são ótimas ações para conseguir mais seguidores e para fazer com que os usuários conheçam o site da sua empresa, por exemplo. Uma boa dica: esconda códigos promocionais em algumas imagens para que aqueles que o encontrarem possam desfrutar de descontos e brindes ao comprar com você. As possibilidades são muitas e a criatividade é pré-requisito para uma atuação eficiente e diferenciada.

5. Hashtags

Aqui as hashtags (palavras-chaves precedidas pelo símbolo #) são fundamentais. Por meio desses termos é que os interessados nos seus produtos e serviços poderão encontrá-lo. Quando você vende roupas jeans, por exemplo, é essencial  colocar hashtags como #roupas, #moda, #fashion, #estilo, #jeans etc.

Quando a intenção é postar foto de algum evento promovido pela empresa, ou de alguma cobertura, o ideal é criar uma hashtag- única, por exemplo: #EventoXXX2015. Dessa maneira, os usuários, ao clicarem, serão direcionados a um mesmo ambiente, em que todos os envolvidos postam fotos e comentam sobre o mesmo tema.

6. Dê atenção

Se você recebe comentários e menções, o mínimo a fazer é respondê-los. O Instagram não é uma rede social diferente das demais, quando o assunto é interação. É fundamental dar atenção ao público. Recomenda-se, inclusive, citar aquele cliente que se interessou por algum produto que acabou de chegar, por exemplo. Esse tipo de ação faz com que ele se sinta especial.  Também é de bom tom seguir aqueles que acompanham o perfil da empresa. Essa é uma ótima forma de conhecer mais o público, acompanhando suas postagens diárias. Em outro perfil, você pode também buscar informações sobre seus principais concorrentes e empresas inspiradoras do ramo. Dessa forma, você se mantém sempre atento aos pontos fracos e fortes e pode acompanhar de perto as tendências que são compartilhadas ali.