Os dados da balança comercial relativos à primeira semana de fevereiro apontam um crescimento de 12,7% das exportações na comparação com janeiro deste ano. Quando comparados com o mesmo período de 2014, verifica-se, entretanto, uma queda de 7,7%. Os números foram divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) na última segunda-feira.

O aumento das exportações em relação a janeiro- foi puxado pelo crescimento das vendas de produtos manufaturados (18,8%) e básicos (17,1%) – semimanufaturados registraram queda de 7,9%.

De acordo com o MDIC, a piora em relação a fevereiro do ano passado foi motivada pela diminuição nas exportações de produtos básicos (-9%), dos quais se destacam soja em grão, farelo de soja, carne bovina e suína e minério de ferro. Produtos manufaturados – óleos combustíveis, polímeros plásticos, máquinas para terraplanagem, motores geradores, motores para veículos, autopeças e automóveis – também sofreram retração, de 7,6%. Já as vendas de semimanufaturados – óleo de soja em bruto, catodos de cobre, ouro em forma semimanufaturada, alumínio em bruto e ferro fundido, por sua vez, aumentaram – 0,6%.

Fonte: MDIC

Postagens Recentes