Blogs empresariais – para que servem?

23 de mar de 2015

Dos canais sociais disponibilizados na web, os blogs talvez sejam os mais democráticos. São fáceis de ler e de acompanhar. Aparecem facilmente nas pesquisas, sempre que procuramos por um tema de interesse. Conheça, a seguir, alguns motivos para fazer um blog.

  1. Você como especialista no assunto:

Quando você tem disciplina e organização para manter seu blog atualizado e dedica seu tempo a ele ou contrata alguém para fazer isso, certamente o seu conteúdo será relevante e despertará a atenção daqueles que se interessam pelo tema, ou seja, seus clientes e prospects – eis aí a primeira grande oportunidade que um blog proporciona.

  1. Sua empresa aparece em destaque nas buscas:

Se o texto do seu blog é coeso, bem escrito e possui palavras-chave que vão ao encontro do tema proposto, ele tem grandes chances de aparecer em destaque nas buscas do Google, por exemplo. Lembre-se que o ideal é fazer textos informativos e instrutivos, fáceis e agradáveis de ler. Evite textos longos, com palavras rebuscadas e de difícil compreensão.

  1. Você sempre informado:

Atualizar o blog da sua empresa contribui para uma prática muito saudável: a curadoria de conteúdo.  Dessa forma, você fica atento a todas as novidades do setor – ou relacionadas a ele de alguma forma – e acaba se informando para o dia a dia, para suas ações no gerenciamento da empresa e até mesmo para prestar um atendimento completo aos seus clientes, rico em informações e conhecimento. Ao mesmo tempo em que você está separando um material que será publicado no blog, você está estudando sobre os assuntos de mercado, concorrentes, entre outros.

  1. Opinião e proximidade com o seu público:

Quando você coloca um assunto para ser acessado publicamente, como acontece no blog, automaticamente disponibiliza o espaço para que as pessoas se manifestem sobre o tema. Isso é bom porque você conhecerá as principais necessidades, anseios e opiniões dos seus clientes. Bom porque eles se sentirão mais próximos  de sua marca. Ao prestar um atendimento eficaz, também pela web, sua empresa vai conquistando, cada vez mais, a credibilidade do público como fonte de informação e de serviços.

Esses quatro motivos já comprovam que um blog pode ser um bom negócio, concorda? Comece já a planejar o seu e pense em quem poderia atualizá-lo. É importante contratar os profissionais: programador (para desenvolvimento), web designer (para criar o visual/layout) e jornalista/relações públicas (para produzir os textos). Lembre-se também que sua equipe pode ter ótimas fontes para a produção de artigos e entrevistas. Seus fornecedores e parceiros também. Pense como o seu público e se pergunte: o que você gostaria de encontrar nos blogs do setor? Que tipo de assunto?

Compartilhe nas redes sociais

Fale Conosco!
Fale conosco!
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?