Para funcionar, o Turismo precisa de todos. Seja na alimentação, viagem, transporte, locação de espaços ou hospedagem, todos os agentes envolvidos na linha de frente ou nos bastidores são peças fundamentais para que o todo funcione. A excelência nos serviços de cada um desses agentes é que resulta em qualidade.

Hoje, vamos falar especificamente dos agentes responsáveis por conceder crédito – aos turistas e às empresas –, que colaboram para consolidar o mercado.

Bancos Oficiais: o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco do Brasil (BB) e a Caixa Econômica Federal (CEF) são os bancos oficiais do país. O papel deles na cadeia produtiva do Turismo é fundamental, por envolver desde a concessão de crédito para empresas do setor e de outros ramos de atividade até o financiamento de capital para empreendimentos comerciais, revitalização de rodovias, compra de equipamentos e reformas na infraestrutura de estabelecimentos, entre outros.

Bancos Privados: assim como os bancos oficiais, os bancos privados também possuem papel fundamental. Além do acesso ao crédito, são importantes também no suporte à compra e venda de produtos, passagens e hospedagens, além de toda movimentação financeira de crédito, débito e transferências que uma cadeia produtiva, como a do Turismo, precisa para se manter. Até mesmo a distribuição de caixas eletrônicos por todo o país  contribui, diretamente, para  o desenvolvimento do setor.

Investidores Nacionais e Internacionais: Os investidores nacionais e internacionais que podem ou não atuar em parceria com os bancos públicos e privados também oferecem grande contribuição para o desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Turismo. Isso porque eles colaboram para a ampliação do crédito – para empresários e turistas – e também cooperam na realização de eventos, como os esportivos, por meio de patrocínio e divulgação, por exemplo.

O trabalho integrado dos agentes creditícios é um ponto essencial para que o turismo de negócios e eventos e toda a Cadeia Produtiva do Turismo estejam em pleno funcionamento. A contribuição desses agentes interfere diretamente na qualidade dos produtos e serviços oferecidos, pois garante todo o suporte necessário para que destinos brasileiros se desenvolvam economicamente.

Continue acompanhando a análise dos segmentos que integram a Cadeia Produtiva do Turismo no portal.

Postagens Recentes