De acordo com dados recentes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), uma em cada quatro empresas fecha as portas em até dois anos após sua criação. Entre os motivos estão falta de planejamento e de experiência, pouco capital para investir e má gestão. Confira alguns pontos que merecem a atenção daqueles que pensam em abrir o primeiro negócio:

  •  Aposte na experiência

O empreendedor precisa ter experiência na área em que deseja iniciar um negócio. Uma dica é procurar um sócio, funcionário ou uma consultoria que já tenha certa trajetória no ramo em questão.

  •  Adquira capacitação e conhecimento

Conhecer a área em que almeja atuar é fundamental. Invista em cursos de capacitação, que vão auxiliar a entender melhor os problemas cotidianos, desenvolver a capacidade de identificá-los e solucioná-los de maneira rápida, eficaz e mais econômica.

  •  Planeje-se

Abrir uma empresa sem um bom plano de negócios é o primeiro passo para o fracasso. Crie um plano financeiro detalhado, com o total do investimento, capital de giro, custos e previsão de rentabilidade da empresa no primeiro, segundo e terceiro ano. É importante também criar um plano de marketing para identificar o público-alvo, mercado e estratégias de venda.

  • Registre o seu negócio

É de extrema importância que a sua empresa esteja com os documentos atualizados e devidamente registrados. A Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) tem por finalidade fomentar, facilitar e simplificar o registro de empresas e negócios, em consonância com as políticas de desenvolvimento social e econômico do Estado. Clique aqui e saiba mais.

Postagens Recentes