Twitter para empresas

11 de mar de 2015

De acordo com dados fornecidos pelo Twitter ao analisar o público brasileiro, quatro em cada cinco usuários acessa a internet pelo celular. A grande maioria dos entrevistados – 82% – usa os smartphones para checar as redes sociais. Além disso, 76% dos entrevistados acessam o Twitter para procurar produtos e 73% para se informar.

Diante destes dados, você poderia perguntar: minha empresa precisa estar no Twitter? Se o seu público está lá, a resposta é sim. Mas, para isso, é importante  conhecer um pouco sobre a ferramenta e, como qualquer outro meio de comunicação requer, planejar.

Acompanhe algumas dicas:

Planejamento
Antes de começar a utilizar o Twitter, pergunte a si mesmo: o que pretendo divulgar? Como os meus concorrentes atuam? Como o meu público se relaciona com a ferramenta?

Conteúdo
O Twitter suporta textos de até 140 caracteres. Mas, ainda assim, é preciso planejar bem a forma como o seu conteúdo será apresentado: escreva sempre de maneira clara e objetiva para que a mensagem não fique incompleta e desperte a atenção dos seus leitores.

Links
Utilize encurtadores de links para aproveitar o espaço e também para mensurar o número de clicks em suas publicações. Existem vários:  Bit.lyMigre.meTinyURLNotlongIs.gd e goo.gl , entre outros.

Funções da ferramenta
O Twitter disponibiliza ferramentas que tornam os posts mais atrativos e funcionais. Entre elas a que permite inserir imagens nos posts. Você pode inserir até quatro delas, formando um mosaico. Pode também marcar até dez usuários em um mesmo post – uma ótima forma de atrair a atenção do seu público ou de dar uma resposta coletiva sobre um tema comum.

Interação
O mínimo que o usuário espera quando envia uma mensagem é uma resposta. Não deixe seus seguidores falando sozinhos. Interaja com eles, responda aos questionamentos, agradeça os elogios e, acima de tudo, aceite as críticas com paciência e educação.

Criatividade
Aliado ao Twitter, use recursos para deixar seu posts mais interessantes e atrativos. Você pode, por exemplo, fazer uma enquete no Google Docs e compartilhá-la no Twitter da empresa. Se a enquete tiver apenas duas opções de resposta, ela será incorporada à plataforma e seus seguidores poderão escolher a que preferem sem precisar clicar em links externos ou sair da página.

Lembre-se: o perfil da sua empresa no Twitter pode ser uma extensão das notícias importantes já divulgadas em outros canais. Um canal de relacionamento com os clientes. E uma fonte de consulta constante sobre o que o seu público anda comentando.