Fecomércio MG participa do III Seminário Nacional de Certificação Digital

27 de abr de 2015

O III Seminário Nacional de Certificação Digital, que aconteceu em São Paulo nos dias 15 e 16 de abril, contou com palestras e apresentações sobre o uso do certificado digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). O evento foi realizado paralelamente a 20ª Cards Payment & Identificantion.

A consultora corporativa Thais Andrade representou a Fecomércio MG e ressaltou a importância do seminário para a promoção do debate sobre o desenvolvimento de novas aplicações e usos do certificado digital, que já é uma realidade nas empresas privadas e nos órgãos públicos, mas que ainda não está disseminado à pessoas físicas. “O mercado está passando por uma transição, uma mudança de paradigma do papel para os meios eletrônicos, do físico para o digital. É natural que seja um processo difícil, pois há ainda muita resistência; mudar a cultura demanda tempo, mas iniciativas como essa são importantes para divulgar informações sobre as facilidades e o uso do certificado digital no dia a dia.”

O representante do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Maurício Coelho, tratou de um tema de grande interesse para o mercado e os usuários de certificação digital: o uso de certificados ICP-Brasil em dispositivos móveis. A legislação vigente já permite o uso e diversas Autoridades Certificadoras (ACs), que estão trabalhando em soluções que possibilitem o armazenamento do certificado nos aparelhos ou com o uso de leitoras externas.

Frederico Jorge Assa, do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (I), falou sobre a Central Nacional de Indisponibilidade de Bens (CNIB), ferramenta que tem como principal finalidade combater o crime organizado rastreando bens em todo o território nacional, garantindo maior efetividade nas ordens de indisponibilidade de bens e segurança jurídica para negócios jurídicos na via extrajudicial.

Da Rede ICP-Seguros, Rodrigo Macedo, discorreu sobre o Portal de Assinaturas do Mercado de Seguros (AssinaSeg). É a primeira iniciativa não-governamental de uso do certificado digital com foco no consumidor final em larga escala, atingindo cerca de 51 milhões de pessoas.

Carlos Fernando Chaves, do Colégio Notarial do Brasil/Seção São Paulo (CNB/SP), apresentou iniciativas para uso na área cartorial brasileira que pretendem colaborar para a modernização do acesso e controle das informações notariais no Brasil.

Do escritório Ramos Fernandez Rossetti Cleto Advogados, o advogado Diogo Rossetti Cleto falou sobre o Processo Judicial Eletrônico (PJ-e), sob o ponto de vista dos advogados, e destacou os benefícios dos processos eletrônicos, como celeridade nos procedimento e redução no uso de insumos.

Finalizando o Seminário, José Odilon Tito, da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), apresentou os usos do certificado digital ICP-Brasil nas aplicações da Junta, destacando como foi implantado o uso do certificado nos sistemas.

Fique por dentro:

O 13º CertForum – Fórum de Certificação Digital, mais importante evento de certificação digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), terá em 2015 uma etapa em Belo Horizonte. O evento será realizado no dia 18 de junho no auditório do Sesc (rua Tupinambás, 956 – Centro), com apoio da Fecomércio MG.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas de forma gratuita no site do CertForum: http://certforum.iti.gov.br/

O fórum tornou-se um importante espaço para apresentar as boas iniciativas, reunir público qualificado para debates e propor novas parcerias para o setor. Em breve será divulgada a grade completa de palestrantes para essa etapa.

Compartilhe nas redes sociais

Fale Conosco!
Fale conosco!
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?