Ministro do Trabalho e Emprego visita a Fecomércio MG

9 de abr de 2015

O ministro do trabalho e emprego, Manoel Dias, reuniu-se nesta quinta-feira (9), com diretores e o presidente do Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos, Lázaro Luiz Gonzaga. Foram debatidos temas pertinentes à economia e ao setor terciário de Minas Gerais no contexto nacional. Na ocasião, também foi assinado um convênio de cooperação técnica firmado entre o Sesc em Minas e o Ministério do Trabalho e Emprego de Minas Gerais.

Segundo o presidente do Sistema, Lázaro Luiz Gonzaga, o encontro foi de extrema importância, pois o alinhamento entre as esferas públicas de poder e as entidades representativas do empresariado é fundamental para o desenvolvimento da economia de Minas e do Brasil. O ministro reforçou tal premissa, ressaltando que a geração e o aperfeiçoamento da qualidade do emprego no Brasil é um desafio. “Precisamos estabelecer parcerias para ter competitividade mundial, por meio da qualidade. O Brasil não será uma potência se não preparar as novas gerações para competirem num mercado dominado pela inovação e tecnologia”, afirmou Dias.

O ministro destacou ainda os avanços nos diálogos nas mesas de negociação conquistados pelo Ministério, o que tem agilizado as demandas e promovido uma mudança de cultura entre empregadores e empregados. “A soma entre capital e trabalho é o que produz a riqueza de um país”, salientou.

Além dessa conquista, a assessora jurídica da Presidência da Fecomércio MG, Tacianny Machado, parabenizou o ministério pelos Grupos de Trabalho Tripartite, fato que propicia o diálogo entre empregadores, empregados e governo. Ela informou que a Fecomércio MG está acompanhando com grande atenção a implantação do e-social, pois o sistema implicará a reformulação de processos internos das empresas, como alteração do sistema de gestão, treinamento de pessoal e contratação de recursos humanos, o que gera custo operacional dos empreendimentos. “Em 2014, a Federação realizou 50 palestras no interior do Estado para esclarecer empresários e profissionais de contabilidade sobre o novo sistema. No dia 14 de maio, faremos outra palestra aqui na Fecomércio MG, com os representantes do Comitê Gestor do Programa e posteriormente enviaremos ofício ao Ministério, com as sugestões coletadas”, observou.