Fórum Dialoga Brasil – Região Sudeste

2 de jun de 2015

O Fórum Dialoga Brasil – Região Sudeste, realizado na última sexta feira (29) em Belo Horizonte, foi oportunidade para o debate aprofundado dos desafios e das propostas da região Sudeste do país para o Plano Plurianual (PPA) 2016-2019. Realizado pelo governo federal no Teatro Sesi Minas, um dos objetivos do evento foi ampliar a participação social nas políticas públicas e ações a serem desenvolvidas nos próximos anos.

Previsto na Constituição Federal, o PPA estabelece diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pela administração pública federal, estadual e municipal durante quatro anos, para os investimentos dos programas de duração continuada. Discussões sobre a formulação do PPA começaram no Fórum Dialoga Brasil Interconselhos Ampliado, que aconteceu entre os dias 14 e 16 de abril de 2015, em Brasília. O Fórum Sudeste fez parte da programação que está sendo realizada desde maio nas cinco regiões do país.

O evento regional reuniu cerca de 500 pessoas, entre elas representantes da Fecomércio MG, dos conselhos estaduais e municipais, de movimentos sociais, entidades sindicais e empresas de Minas Gerais, do Espírito Santo, Rio de Janeiro e de São Paulo. O governo federal foi representado pelos ministros Miguel Rossetto, da Secretaria Geral da Presidência, e Nelson Barbosa, do Planejamento.

O Plano Plurianual é formado por 21 diretrizes e 54 programas divididos em quatro áreas: social, desenvolvimento econômico sustentável, infraestrutura e gestão pública. Para o Núcleo de Turismo da Fecomércio MG, apesar de o PPA não estar especificamente focado no setor de Turismo, participar do planejamento do plano é importante, pois ele engloba questões que estão direta e indiretamente relacionadas à cadeia produtiva do Turismo e ao desenvolvimento da atividade em longo prazo.

Compartilhe nas redes sociais

Fale Conosco!
Fale conosco!
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?