Empresários estão otimistas com faturamento

15 de jul de 2015

[vc_row][vc_column][vc_column_text disable_pattern=”true” align=”left” margin_bottom=”0″]Julho de 2015 deve ser um mês melhor para o comércio varejista de Belo Horizonte, em relação ao mês anterior. Essa é a expectativa de 53,3% dos empresários entrevistados na Análise Mensal do Comércio Varejista, realizada pela área de Estudos Econômicos da Fecomércio MG. Em julho de 2014, os consultados estavam menos otimistas e, no mesmo período, esse percentual foi de 43,9%.

A pesquisa também mostra o desempenho do comércio no mês de junho deste ano: quase a metade dos empresários (49,1%) vendeu mais ou o mesmo volume em relação a maio, o que refletiu diretamente no faturamento, que cresceu para 29,8% dos entrevistados no período. Entretanto, em comparação com junho de 2014, os resultados declinaram – o faturamento foi 34,7 pontos percentuais (p.p.) a menos do que o esperado e o percentual em vendas foi inferior em seis p.p. Os segmentos que mais faturaram em junho deste ano foram vestuário (9,1%), produtos farmacêuticos (2,7%) e produtos alimentícios (2,4%).

Para manter o faturamento positivo, 76,6% dos empresários planejam fazer liquidações em julho. A estratégia segue uma tendência que já havia sido observada em junho, quando 70,4% investiram em preços mais baixos para atrair o consumidor.

A supervisora de Estudos Econômicos da Fecomércio MG, Luana Oliveira, avalia que liquidar os estoques é uma boa forma de aliar preço e qualidade. “Como os consumidores estão com o poder de compra reduzido, eles se tornam mais exigentes. O fator-chave tem sido a criatividade na conquista do cliente”, detalha.

Os segmentos que mais esperam crescimento das vendas em julho são vestuário (13,7%) e calçados (5,8%), duas áreas geralmente vendem mais no Dia dos Pais. 

Otimismo para driblar a crise

Apesar do cenário econômico de cautela, os empresários de Belo Horizonte mantêm um sentimento de otimismo em relação ao desenvolvimento do negócio: 65,7% esperam melhorar a situação financeira da empresa nos próximos seis meses.

A expectativa positiva dos empresários reflete diretamente a manutenção dos empregos no setor varejista. A análise da Fecomércio MG estima que 85,7% dos entrevistados planejam manter a equipe, o que representa um indicador positivo para o mercado de trabalho.[/vc_column_text][mk_button dimension=”flat” size=”large” outline_skin=”dark” outline_active_color=”#fff” outline_hover_color=”#333333″ bg_color=”#004d99″ text_color=”light” url=”https://fecomerciomg.org.br/wp-content/uploads/2015/07/2015-07-14_-Análise-do-Comércio-Varejista_Julho.pdf ” target=”_blank” align=”center” fullwidth=”true” margin_top=”30″ margin_bottom=”30″]Veja a Análise Mensal do Comércio Varejista de julho, na íntegra.[/mk_button][/vc_column][/vc_row]

Compartilhe nas redes sociais

Fale Conosco!
Fale conosco!
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?