SuperMinas: Gastronomia e negócios

23 de out de 2015

Estande do Sistema Fecomércio MG na SuperMinas é espaço para relacionamento e aprendizado

O público aprovou as atividades gratuitas oferecidas pelo Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos no primeiro dia da SuperMinas, Congresso e Feira Supermercadista e da Panificação, que acontece até 22 de outubro, no Expominas.

O Mesa Brasil Sesc, programa de combate à insegurança alimentar e ao desperdício de alimentos, está ensinando como aproveitar os ingredientes de forma integral. No dia 21, o público pôde aprender como preparar patê de casca de cenoura e talos, arroz com talos e cocada de casca de melancia.

O estudante de Gastronomia Bruno Amorim, de Vespasiano, participou de algumas oficinas do programa. “Aproveitei uma ótima oportunidade de reforçar os conceitos de cozinha sustentável”, comentou. Além das oficinas, o Sesc recolheu alimentos de expositores, que serão encaminhados ao Mesa Brasil, ao fim do evento.

O Senac, por sua vez, ensinou o público a preparar pratos deliciosos e criativos como as sanduíches batizados de montanha de Minas, e camburé mineiro.

Entre um prato e outro, o chef Adair Candeias deu dicas sobre o uso correto de ingredientes e equipamentos na cozinha. “Nunca mais vou colocar panela de pressão quente debaixo da água fria”, prometeu Carla Alves, de Sete Lagoas, depois de ser alertada sobre os perigos que tal prática pode causar.

Espaço de relacionamento
Além de participar das oficinas, o público pode, ainda, conhecer mais sobre os serviços prestados pelas instituições que compõem o Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos.

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Belo Horizonte (Sincovaga-BH), Gilson de Deus, ressaltou que “o evento tem uma importância a mais para os pequenos e médios comerciantes, pois é onde podem ter contato mais direto conosco, que os representamos, e com fornecedores, gerentes de vendas e outros profissionais com quem é raro o convívio no dia a dia”.

Também presente no estande, o presidente do Sindicato do Comércio Atacadista de Gêneros Alimentícios de Belo Horizonte e Contagem (Sincagen), Marcos Cury, é um dos entusiastas da participação do Sistema Fecomércio MG na SuperMinas, principalmente pela oportunidade de relacionamento com o mercado. “É também uma chance para os empregados desse setor se qualificarem com as palestras e outras atividades oferecidas por nós e outros expositores. Isso tudo traz benefícios para as empresas”, avaliou.