Importação com Foco no Mercado Chinês

Curso sob medida para empresários, equipes estratégicas atuantes em cargos de gestão e negócios, contabilistas, sindicatos patronais e estudantes em busca do desenvolvimento e atualização profissional.

15 de abril de 2016, de 8h30 às 17h30

Valor promocional: R$ 210,00

Local: Fecomércio MG (Rua Curitiba, 561, 3º andar, Centro, Belo Horizonte, MG)

Mais informações: (31) 3270-3319 ou comex@fecomerciomg.org.br.

Mini currículo do Prof. Henrique Mascarenhas

Administrador de empresas com habilitação em Comércio Exterior, MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais pela Fundação Getúlio Vargas, Certificado em Estratégia de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, Certificado em Ética pela Fundação Getúlio Vargas em Parceria com a Universidade da Califórnia, Certificado em Didática do Ensino Superior pela Fundação Getúlio Vargas. Consultor e Professor de Comércio Exterior e Negócios Internacionais da GS Educacional e da Cescomex. Mais de 12 anos de experiência na área internacional junto a empresas e indústrias do Brasil e do exterior.

Incoterms – International Commercial Terms

• Versão 2010: EX-WORKS, FCA, CPT, CIP, FOB, FAS, CFR, CIF, DAT, DAP, DDP

Habilitação da Empresa no RADAR

• Modalidade de Habilitação e Procedimentos para Habilitação

Classificação Fiscal de Mercadorias

• Sistema NCM/SH e TSP

Importação Terceirizada

• Importação por conta e ordem de terceiros e importação por encomenda

Logística para Importação

• Marcação de Volumes, Modais de Transporte, Composição do Frete, Seguro, Tipos de Avarias, Tipos de Cargas, Tipos de Containeres, Planejamento do processo de logística.

Cálculo de Tributos e Despesas Incidentes na Importação

• II, IPI, ICMS, PIS, COFINS, AFRMM, outras taxas e despesas incidentes no processo de importação.
  • O aluno terá informações sobre como calcular os tributos e informações sobre as bases de cálculos.

Investigações e Defesa Comercial

• Produtos que poderão estar sujeitos a processos de investigação comercial, salvaguardas, antidumping ou medidas compensatórias.

Estimativa de custos da mercadoria a ser importada

• Orientações para elaboração de uma planilha de custos na importação para obter estimativa de custos da mercadoria que será importada, informações sobre as despesas tributárias e não tributárias que incidem na importação.

Despesas Incidentes na Importação

• Planejamento das despesas incidentes no processo de importação

Tratamentos Administrativos na Importação

• Importações sujeitas a licença de importação, Antidumping e Medidas Compensatórias

Modalidades de Pagamento na Importação

• Pagamento Antecipado, Remessa sem Saque, Cobrança Documentária, Carta de Crédito

Documentação usada na Importação

• Fatura Pro-Forma, Fatura Comercial, Packing List, Conhecimento de Embarque, Contrato de Câmbio

Importação Paralela

• Referências jurídicas sobre a possibilidade de importar produtos de marcas conhecidas

Infrações e Penalidades Existentes nos Processos de Importação

• Tipos de penalidades, multas, redução de multas

Sistemática do Processo de Importação

• Passo a Passo do Processo de Importação

Riscos envolvidos em uma operação de importação

• Contato com fornecedores inexistentes, não recebimento das mercadorias que foram pagas, recebimento de mercadorias em falta ou com defeito, remessa de pagamento ao exterior sem recebimento da mercadoria, outras situações que possam afetar o processo de importação e que possam gerar problemas com a fiscalização

Localização de Fornecedores na China

• Como localizar fornecedores no exterior, como localizar fornecedores na China, como negociar em segurança com os fornecedores encontrados.

Auditorias na China

• Como contratar um serviço de auditoria na China para inspecionar a qualidade dos produtos, inspecionar o embarque das mercadorias, testar amostras e acompanhar o carregamento do container.

Como Negociar com a China / Cultura Chinesa

• Informações sobre a cultura chinesa, informações sobre características presentes nas negociações com a China, dicas e orientações sobre como negociar com os chineses.

Aviso: Este curso não aborda importação de serviços, apenas importação de produtos.

As inscrições para este curso estão encerradas.

Fique atento, em breve divulgaremos novos cursos. Acompanhe no https://www.fecomerciomg.org.br/cursosepalestras/