II Seminário Internacional de Mediação

26 de abr de 2016

A Fecomércio MG participará do II Seminário Internacional de Mediação, que ocorrerá nos dias 4, 5 e 6 de maio, em Belo Horizonte. O evento será promovido pela UFMG em parceria com Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região.

O seminário será oportuno para enaltecer a atuação internacional de uma das idealizadoras do projeto, a Juíza Marta Halfeld Furtado de Mendonça Schmidt, que é a primeira brasileira eleita para o cargo de juíza do Tribunal de Apelação da ONU para o mandato 2016-2023. Em face da expressividade da juíza perante os órgãos internacionais, o evento será veiculado no site oficial da Conference International de Mediation pour la Justice.

O evento contará com a presença de ministros das cortes superiores, desembargadores, juízes (brasileiros e franceses), defensores, procuradores, promotores, professores, advogados, estudantes e psicólogos. Um dos destaques será o palestrante Francês Jean-Luc Pierre, que é juiz aposentado do Tribunal de Grenoble, na França, e possui vasta experiência com mediação. Haverá também o lançamento de uma obra coletiva com o objetivo de fomentar e aprimorar a produção científica por meio do debate de temas inerentes à mediação na Justiça do Trabalho e na justiça comum. O tema do seminário é extremamente atual, pois propõe o debate sobre a emergência de um novo paradigma e vai ao encontro das recentes mudanças propostas pelo Código de Processo Civil (CPC), pela Lei Federal 13.140/2015 que regulamentaram a mediação no Brasil.

Para a assessora jurídica da Presidência da Fecomércio MG, Tacianny Machado, o seminário proporcionará aos participantes uma visão mais ampla da mediação e sua importância para a sociedade. “Os métodos alternativos de solução de conflitos, além de proporcionar rapidez, eficiência e eficácia na solução de litígios, são um importante mecanismo previsto no ordenamento jurídico capaz de minimizar o exacerbado número de processos judiciais atualmente em trâmite no Brasil. Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a justiça brasileira possui mais de cem milhões de processos judiciais em andamento”, pontua Tacianny.

A programação completa do Seminário encontra-se disponível no site do evento.

Mais informações: contato@seminariointernacionaldemediacao.com