IBGE registra nova retração no PIB

6 de jun de 2016

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou neste mês os indicadores das Contas Nacionais Trimestrais e houve uma nova retração do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. No primeiro trimestre de 2015, a atividade encolheu 0,3% frente ao último trimestre de 2015. Quando a base de comparação é o mesmo período de 2015, a retração foi ainda mais acentuada: -5,4%.

“O resultado surpreendeu o mercado de uma forma geral, pois esperava-se um recuo muito maior. De toda forma, os números ratificam que a atividade econômica segue desaquecida em todos os setores da economia. As famílias estão consumindo menos e o investimento sofreu nova queda considerável”, aponta o economista da Fecomércio MG, Guilherme Almeida.

Em relação ao primeiro trimestre de 2015, o setor agropecuário, a indústria e os serviços caíram 3,7%, 7,3% e 3,7%, respectivamente. Já no quesito “despesa”, o consumo das famílias, os gastos do governo, o investimento e a importação de bens e serviços recuaram 6,3, 1,4%, 17,5% e 21,7%, nessa ordem. Por outro lado, as exportações expandiram 13%, pautadas, principalmente, pela forte desvalorização cambial.

Também de acordo com o IBGE, o comércio apresentou queda nas duas bases de comparação: -1% em relação aos últimos três meses de 2015 e -10,7% frente ao primeiro trimestre do ano passado. Na avaliação do economista da Federação, “conjunturalmente, o cenário do primeiro trimestre de 2016 permaneceu semelhante ao do último trimestre de 2015. O desestímulo ao consumo ainda é observado e, em alguns pontos, foi pior no início deste ano, como é o caso do desemprego”.

Confira o relatório na íntegra neste link.