Codemig seleciona produtores para o Minas Trend

25 de ago de 2016

O Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), trará para o Minas Trend, maior salão de negócios de moda do Brasil, representantes das diversas regiões do Estado. Para isso, selecionará empresas dos 17 territórios de desenvolvimento de Minas Gerais, que atuem no setor de vestuário, calçados ou acessórios.

As empresas escolhidas terão a oportunidade de comercializar seus produtos em espaços coletivos da Codemig na 19ª edição do Minas Trend, que será realizada de 4 a 7 de outubro deste ano, no Expominas Belo Horizonte, para apresentar as tendências para o outono/inverno de 2017. O evento, que atrai compradores renomados do país e do exterior, é realizado pela Fiemg e conta com a parceria da Codemig. A seleção será feita por uma equipe curatorial formada por profissionais do setor.

Os participantes dos estandes coletivos do Estado também irão concorrer à 3ª edição do Prêmio Empresa Tendência, que tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento dos pequenos produtores da indústria da moda.

Considerado o principal salão de negócios da indústria da moda no Brasil, o Minas Trend incentiva o desenvolvimento dos setores que compõem a cadeia produtiva, integrando criatividade à produção e inovação pelo conhecimento, além de introduzir design e novas tecnologias em segmentos industriais de expressiva representatividade na economia. Também cria oportunidade para que marcas locais exibam seus produtos num espaço privilegiado de projeção e consolidação.

Apoio da Codemig em edições anteriores

No Minas Trend de abril de 2015, a Codemig havia promovido a primeira edição do Prêmio Empresa Tendência, a fim de estimular a produção dos pequenos empreendedores da moda no Estado. As inscrições foram abertas para empresas do interior de Minas Gerais, nas categorias de vestuário, bolsas, calçados e joias/bijuterias, que participaram como expositores do evento. Os vencedores do Prêmio foram: Roberta Brandão (Juiz de Fora), na categoria Vestuário; e Simone Salles (Lagoa Santa), na categoria Joias e Bijuterias. Elas foram contempladas com estande gratuito na edição seguinte do Minas Trend, em outubro de 2015, incluindo montagem básica. As inscrições para a premiação foram abertas para empresas do interior de Minas Gerais, avaliadas durante o evento por jornalistas de moda especialmente convidadas — Gloria Kalil, Lilian Pacce e Consuelo Blocker, filha de Costanza Pascolato.

Durante o 17º Minas Trend, em outubro, a Codemig anunciou um novo edital de fomento: o Prêmio Empresa Tendência. Após sua primeira edição ter sido realizada em abril, a segunda veio com novidades: a premiação passou a ser oferecida por meio do edital de seleção pública, lançado naquele mês. A iniciativa, promovida em parceria com a Fiemg, estimulou a indústria da confecção, calçados, bolsas e acessórios em geral. Além disso, valorizou a excelência na gestão, o empreendedorismo e a inovação nos processos produtivos do setor, proporcionando aumento da competitividade dos produtores mineiros nos mercados nacional e internacional. Uma nova edição do prêmio anual deve ser lançada no segundo semestre deste ano pela Codemig.

No 18º encontro, entre os dias 4 e 7 de abril deste ano, a Codemig fomentou o Salão de Negócios da edição Primavera Verão. Centenas de compradores e expositores fizeram parte da iniciativa. O alvo da Codemig nessa ação foi promover a integração regional do Estado. O apoio ao Minas Trend integra as ações do Minas de Todas as Artes — Programa Codemig de Incentivo à Indústria Criativa.

Minas de Todas as Artes e setor da moda

O fomento da Codemig à moda integra o Minas de Todas as Artes – Programa Codemig de Incentivo à Indústria Criativa, lançado em agosto de 2015. A iniciativa estratégica busca fomentar o desenvolvimento de novos negócios que gerem empregos, renda e riquezas para o estado. Até o fim de 2018, serão investidos mais de R$ 20 milhões em iniciativas de valorização dos setores de moda, gastronomia, audiovisual, design, música e novas mídias.

A Indústria Criativa constitui a cadeia produtiva composta pelos ciclos de criação, produção e distribuição de bens e serviços que usam criatividade e capital intelectual como insumos primários.

A cadeia produtiva da moda oferece importante contribuição à economia do estado. Em 2013, gerou riquezas no valor de 3,3 bilhões de reais. Os dados são de uma pesquisa encomendada pela Codemig à Fundação João Pinheiro. O estudo revelou que, em 2014, os empregos do setor corresponderam a 15,2% da indústria de transformação e a moda impulsiona a economia de 135 municípios de Minas, onde o setor tem peso maior na produção industrial do que a média do estado.

Outras informações em:

www.codemig.com.br