Banco Central aponta retração na economia

22 de nov de 2016

A recuperação da economia brasileira caminha a passos lentos – dados do Banco Central (BC) apontaram mais um trimestre de retração. O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) caiu 0,78% entre julho e setembro, em relação ao período anterior. Na comparação mensal, o índice expandiu 0,15% em setembro frente a agosto.

O IBC-Br é um indicador antecedente ao resultado do Produto Interno Bruto (PIB). Seu objetivo é prever o desempenho da atividade econômica em dado período. É utilizado também como instrumento para definição da taxa básica de juros (Selic).

Na avaliação do economista da Fecomércio MG, Guilherme Almeida, a trajetória do IBC-Br encontra bases nos resultados negativos da indústria, do comércio e dos serviços. “A atividade industrial recuou 1,1% no terceiro trimestre, enquanto comércio e serviços caíram 1,7% e 0,5%, respectivamente, comparando-se o trimestre imediatamente anterior”. Segundo Almeida, o ambiente de alta inflação, taxas de juros elevadas e desemprego desestimulou a retomada ao consumo e ao investimento, importantes componentes para o crescimento da economia.

Fonte: Banco Central do Brasil. Dados com ajuste sazonal.

Compartilhe nas redes sociais

Fale Conosco!
Fale conosco!
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?