Fomento ao turismo

29 de nov de 2016

Representantes do Núcleo de Turismo da Fecomércio MG participaram, em Brasília, da reunião do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Cetur/CNC), e do Seminário Jurídico de Turismo. Os eventos aconteceram nos dias 22 e 23 de novembro.

Com o objetivo de aumentar a interação entre o trade turístico e os interlocutores das federações do comércio de todo o Brasil, a reunião contou com exposição das entidades nacionais atuantes no segmento, que apresentaram informações para fortalecer as ações de desenvolvimento do turismo nos Estados.

O Seminário Jurídico de Turismo foi pautado por temas de suma importância para o segmento, como: o fortalecimento da negociação coletiva; o pagamento de direitos autorais pelas empresas de turismo e hospitalidade; conceito de insalubridade e trabalho intermitente; e terceirização.

Para Milena Soares, do Núcleo de Turismo da Fecomércio MG, a troca de experiências contribuirá para o planejamento de ações em Minas, no próximo ano. “A ideia é aproximar cada vez mais destas entidades, formulando novos projetos e parcerias para envolver os empresários e alavancar o turismo mineiro“, afirma a turismóloga.

Alteração da Lei Geral do Turismo

A atualização da Lei Geral do Turismo (11.771/2008) também foi debatida nos eventos em Brasília. O documento foi revisto pela CNC e pelo Conselho Executivo de Viagens Corporativas da Fecomércio SP, levando em consideração o atual contexto do turismo brasileiro, as novas tecnologias e as relações de trabalho. A proposta foi entregue em mãos ao secretário-executivo do Ministério do Turismo, Alberto Alves, e ao deputado federal Herculano Passos, presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados.