CURSO DE IMPORTAÇÃO NA PRÁTICA

Aprenda a gerenciar todo o processo de importação de uma empresa.

Este curso pretende fornecer conhecimentos práticos para a realização de diversos tipos de operações na importação, desde habilitação da empresa no Radar até embarque da mercadoria e acompanhamento de sua chegada ao Brasil.

Voltado para profissionais interessados na área, contadores e estudantes.

Data: 12/05/17

Horário: 9h às 16h

Preço promocional até 20/04/17: R$ 270,00, à vista, no boleto.

Preço após 20/04/17: R$ 290,00 à vista no boleto ou R$ 390,00 no cartão em até 10x.

Endereço: Fecomércio MG – Rua Curitiba, 561, 13º andar, Centro, Belo Horizonte – MG

Instrutor

Henrique Mascarenhas

Administrador de empresas, consultor e professor de Comércio Exterior e Negócios Internacionais da GS Educacional.

*CURSO SUJEITO À CONFIRMAÇÃO. AS VAGAS SÃO LIMITADAS.
Conteúdo
  • Habilitação da Empresa no RADAR, no Mercante e do Responsável Legal no Siscomex
  • Registro da Empresa na área de Câmbio, Envio do Pagamento ao Exterior e Contrato de Câmbio
    • A forma detalhada deste processo na prática.
  • Escolha do Despachante Aduaneiro e do Agente de Cargas
    • Critérios a serem considerados nessa escolha.
  • Localização e Negociação com o Fornecedor no Exterior
  • Documentação Recebida do Fornecedor
    • Análise da fatura proforma, a fatura comercial e o packing list.
  • Planilha de Custos da Importação
    • Levantamento dos custos e despesas do processo de importação.
  • Consolidação da Carga e Emissão do Conhecimento de Embarque Marítimo
    • Consolidação da carga, despacho aduaneiro e logística.
  • Contratação do Seguro
    • Forma de contratação do seguro, preço e condições.
  • Embarque da Mercadoria e Acompanhamento até sua chegada no Brasil
    • Procedimentos de embarque.
  • Explicação detalhada e documentada de todo o processo de despacho aduaneiro até a conclusão e entrega da mercadoria ao importador, incluindo:
    • Confirmação da presença da carga antes do registro da DI – Declaração de Importação.
    • Notificação de mercadoria com suspeita de avaria.
    • Termo de responsabilidade pelo pagamento do frete.
    • Pagamento das despesas de importação.
    • Pagamento do AFRMM – Adicional de Frete para Renovação da Marinha Mercante.
    • Solicitação de trânsito aduaneiro da mercadoria (Porto de Santos até o EADI Betim / MG).
    • Emissão do pedido de trânsito aduaneiro – DTA de entrada Comum no Siscomex Trânsito.
    • Registro da DI – Declaração de Importação no Siscomex – com exemplo real de DI.
    • Apresentação do Canal de Parametrização da Carga.
    • Recolhimento dos Tributos Federais – com explicação das bases de cálculos.
    • Pagamento do ICMS – com exemplo de DAE – Documento de Arrecadação Estadual e base de cálculo.
    • Pagamento do ICMS ST – com exemplo de DAE – Documento de Arrecadação Estadual e base de cálculo.
    • Desembaraço Aduaneiro – Conclusão do Despacho.
    • Comprovante de Importação no Siscomex.
    • Procedimentos para Retirada da Mercadoria.
    • Emissão de Nota Fiscal de Entrada – com exemplo de modelo real de nota fiscal.

As inscrições para o curso estão encerradas.