Comércio segue em recuperação

16 de maio de 2017

[vc_row][vc_column][vc_column_text]O comércio da capital mineira apresentou bom volume de vendas em abril, mantendo a trajetória de recuperação do setor. Mais da metade do empresariado local (52%) registrou um faturamento igual ou superior ao de março, percentual maior que o apurado no mesmo período de 2016 (48,3%). É o que indica a Análise do Comércio Varejista (ACV), pesquisa elaborada pela área de Estudos Econômicos da Fecomércio MG com a finalidade de mensurar resultados e expectativas nos negócios.

O segmento de Combustíveis e Lubrificantes foi o destaque para o mês de abril: 33,3% dos entrevistados identificaram crescimento na comparação com o mês anterior. Em seguida, estão Tecidos, Vestuário e Calçados (25,7%), e Supermercados, Hipermercados, Produtos Alimentícios, Bebidas e Fumo (23,3%). “Além do acréscimo na renda da população, ocorrido por causa do saque das contas inativas do FGTS, percebemos que os feriados estimularam o setor de combustíveis. O empresariado se manteve cauteloso, mas com boas perspectivas”, avalia a analista de pesquisa da Federação, Elisa Castro.

A aposta de 78,1% dos empresários é de expansão das vendas em maio na comparação com abril, especialmente devido ao incentivo do Dia das Mães e à nova injeção de recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) no mercado. No mesmo período de 2016, apenas 49,2% estavam otimistas, conforme dados do levantamento da Fecomércio MG. O setor de Móveis e Eletrodomésticos é o que tem mais empresas com perspectivas favoráveis (96%).

Para atrair os clientes, a maioria (62,6%) dos empresários fará liquidações e promoções em maio. Os postos de trabalho deverão ser mantidos em 91,8% das lojas, ao passo que 4,7% planejam ampliar a equipe. Outro dado interessante desta edição da ACV é o fato de o desconto para pagamento em dinheiro ter surgido, de forma expressiva, como uma das medidas contra a inadimplência. A iniciativa foi citada por 7,9% dos entrevistados.[/vc_column_text][mk_button dimension=”three” size=”large” outline_skin=”dark” outline_active_color=”#fff” outline_hover_color=”#333333″ bg_color=”#004d99″ text_color=”light” url=”https://fecomerciomg.org.br/wp-content/uploads/2017/05/2017.05-AC_Maio_Análise.pdf ” target=”_self” align=”left” fullwidth=”true” margin_top=”0″ margin_bottom=”15″]Acesse a pesquisa Análise do Comércio Varejista – Maio 2017[/mk_button][/vc_column][/vc_row]