Missão internacional à Argentina

18 de set de 2017

Uma comitiva da Fecomércio MG está em Buenos Aires, em uma Missão Internacional com o objetivo de aprofundar o conhecimento no mercado argentino e estreitar laços com instituições estratégicas para o desenvolvimento de ações que fomentem a relação comercial e cultural entre os dois países. Diretores da Federação e presidentes de sindicatos filiados participam de apresentações na Embaixada brasileira e conhecem a atuação de entidades como a Câmara de Comércio Argentino-Brasileira (Cambrás) e a Câmara Argentina de Comércio e Serviços (CAC).

Nesta segunda-feira (18), o presidente do Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac, Lázaro Luiz Gonzaga, e diretores, se reuniram com o embaixador do Brasil na Argentina, Sérgio França Danese. Eles conversaram sobre as potencialidades dos dois países, e se comprometeram a dar continuidade às ações de fomento ao comércio e turismo. Uma das iniciativas mais recentes do Brasil nesse sentido é a criação da Câmara de Comércio e Indústria Argentina-Minas Gerais, presidida pelo diretor da Fecomércio, Marcus Cury.

“Os empresários argentinos têm atuado cada vez mais além do eixo de negócios Rio de Janeiro-São Paulo, investindo em mercados como o de Minas Gerais. Da mesma forma, esperamos que os brasileiros estreitem as relações com outras cidades, além da capital Buenos Aires”, destacou o embaixador Sérgio Danese.

O dia de atividades oficiais foi aberto em solenidade na embaixada, com mesa composta pelo presidente do Sistema, o economista chefe da Management e Fit Consultoria, Matias Carugati, e o secretário da Embaixada do Brasil na Argentina, Alfonso Besada.

Besada falou de políticas de comércio exterior que podem favorecer a ambas as partes. “O comércio bilateral entre Brasil e Argentina é caracterizado por produtos de alto valor agregado, como os de autopeças, derivados de petróleo e química fina”, observa.