Programação especial da Semana do Turismo

11 de set de 2017

Comemorado em 27 de setembro, o Dia Mundial do Turismo busca ressaltar a importância da atividade para o desenvolvimento econômico e social. A fim de chamar a atenção para a data e fortalecer o debate de temas relevantes ao empresariado do setor, será realizada, entre 26 e 30 de setembro, a 4ª edição da Semana do Turismo do Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac. Com o tema “Comércio e Turismo Viajam Juntos”, o Sistema propõe ao público uma programação ampla e gratuita, envolvendo ações que promovam o diálogo entre a comunidade acadêmica, o mercado, o poder público e o consumidor final. Haverá palestras, oficina, feira, passeios, entre outras atividades. A programação contempla, além de Belo Horizonte, outras 11 cidades do interior de Minas Gerais.

De acordo com a analista de Turismo da Fecomércio MG, Milena Soares, o tema deste ano tem como base a campanha da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O objetivo é evidenciar que comércio e turismo se retroalimentam em uma cadeia de produtos, serviços e ajudam a criar oportunidades de negócios, contribuindo, assim, para desenvolver as economias locais e o país. “É fundamental que o empresário mineiro perceba o potencial da integração da atividade turística ao comércio; em especial, que se enxergue dentro dessa cadeia. Por isso, vamos provocar discussões e debater tais desafios para avançarmos juntos”, esclarece Milena.

A abertura do evento será no dia 26, no Museu Histórico Abílio Barreto, e contará com palestra do diretor no Senac Nacional, Antonio Henrique Borges Paula. Ele também é membro do Conselho Empresarial da Organização Mundial de Turismo – OMT e do Conselho Nacional de Turismo (vinculado ao Ministério do Turismo). Nesta data também começa a feirinha “Primórdios da Cozinha Mineira”, com produtores da Região do Entre Serras, que envolve cidades da Serra da Piedade à Serra do Caraça. A ideia é fruto de um projeto desenvolvido pelo Senac em Minas, com a finalidade de preservar os hábitos, as técnicas e os produtos alimentares dos primeiros habitantes do Estado.

No dia 27, o Senac também oferece palestras sobre turismo, tecnologia e gastronomia, oficina com foco na agricultura familiar, além de capacitações e atendimentos, com horário marcado, para orientação aos donos de micros e pequenos negócios. “Será um momento importante para trocar informações e criar condições mais competitivas para os empresários. O tema é pertinente, porque a ideia do turismo é fomentar o comércio e desenvolver as regiões. Aliado à tecnologia, o segmento propicia novas abordagens e novos empreendimentos, independentemente do local”, observa o gerente de Produtos de Turismo, Hospitalidade e Lazer do Senac em Minas, Hans Eberhard Aichinger.

As palestras estendidas às 11 cidades do interior de Minas, nos dias 28 e 29, trabalharão o contexto regional. São elas: Sete Lagoas, Ipatinga, São João Del Rey, São Lourenço, Passos, Uberlândia, Araxá, Governador Valadares, Juiz de Fora, Paracatu e Ubá. A iniciativa tem apoio dos sindicatos do comércio locais, filiados e conveniados à Fecomércio MG.

Entre os dias 28 e 30, o Sesc promove passeios de turismo social exclusivos para os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e seus dependentes. “A intenção é comemorar o Dia Mundial do Turismo, valorizar a atividade e enfatizar o seu potencial. Queremos despertar nas pessoas o olhar para o local onde moram, para as riquezas e atrativos regionais”, explica a gerente de Turismo Social do Sesc MG, Danielle Torres Paiva. Os destinos escolhidos foram o Instituto Inhotim, o Santuário de Nossa Senhora da Piedade e a Serra do Curral.

– Dia 26/09
• Solenidade de abertura
• Palestra magna: “Comércio e Turismo Viajam Juntos”, com Antonio Henrique Borges Paula
• Feirinha Primórdios da Cozinha Mineira

Local: Museu Histórico Abílio Barreto
Endereço: Av. Prudente de Morais, 202 – Cidade Jardim, Belo Horizonte – MG
Horário: A partir das 18h

– Dia 27/09
• 14h às 15h: Fenômeno do Turismo Religioso e seus impactos regionais
• 15h às 16h: Apresentação dos Pilares da Gastronomia Mineira, com iniciação científica do Senac
• 16h às 18h: Exposição de Produtos Primórdios da Cozinha Mineira
• 18h30 às 19h: Welcome Coffee
• 19h: Palestra “Os 07 pilares do e-commerce: como ter uma loja virtual bem-sucedida” (JN2)

• 14 às 21h: para empresas, no modelo de plantão, em paralelo às ações do evento

Local: Senac Tupinambás Belo Horizonte (Auditório Caetano)
Endereço: Rua dos Tupinambás, 1038 – Centro, Belo Horizonte – MG

– Dia 28/09
• Passeio ao Inhotim, em Brumadinho

– Dia 29/09
• Passeio ao Santuário de Nossa Senhora da Piedade, em Caeté

– Dia 30/09
• Passeio da Estação à Serra do Curral

Programação no interior
As palestras serão realizadas em 11 cidades de Minas Gerais, simultaneamente, nos dias 28 e 29/09.

Informações e inscrições pelo site: semanadoturismomg.com.br